Olimpíada de Língua Portuguesa

Aluno de Porto Franco se classifica para olimpíada nacional

Renato Plantinir vai representar o MA na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Renato Plantinir é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Renato Plantinir é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa. (Divulgação/Nardele Oliveira)

PORTO FRANCO - O estudante Renato Plantinir, de 10 anos, matriculado no 5º ano da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, município de Porto Franco, foi vencedor na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Lingua Portuguesa.

Ele é um dos finalistas que vão para a etapa nacional, que será realizada na próxima semana em Belo Horizonte (MG).

O estudante mora com os tios. É bom alunos e sempre destacou-se nas atividades da escola. Ele concorreu com cetenas de textos escritos por estudantes de outras escolas públicas do Maranhão e foi um dos três selecionados no Estado, para a categoria Poema.

Na sua redação, chama a atneção o trecho em que dá ênfase à cidade onde mora, "vou aqui falar de uma cidade especial, localizada no Sul do Maranhão. De beleza sem igual, tem muita gente que adora esse local".

Sobre a escola onde estuda, o menino disse ainda que é para onde vai "aprender muitas coisas importantes, não apenas ler e escrever."

O estudante foi homenageado na escola e espera ansioso pela viagem, na companhia das professoras, Ildomara Feitosa e Lara Morais.


Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.