SÃO LUÍS – O desembargador José Gonçalo Filho foi eleito, nesta quarta-feira (4), corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para o biênio 2026-2028. Ele obteve 20 votos, contra 13 votos do desembargador Raimundo Barros.
A eleição ocorreu durante sessão administrativa do Tribunal. Com a escolha, José Gonçalo passa a compor a nova administração do Judiciário maranhense, ao lado do desembargador Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe, eleito presidente do Tribunal, e do desembargador Gervásio Protásio dos Santos, escolhido para a vice-presidência.
Origem e formação acadêmica
Natural de Pastos Bons (MA), José Gonçalo é filho de Naíla Teixeira de Sousa e José Gonçalo de Souza. É casado com Maria Luísa Aquino Mota Gonçalo e pai de Luiza Fernanda, José Gonçalo Neto, Ana Clara e Maria Vitória Mota Gonçalo.
Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1987 e possui MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
José Gonçalo exerceu a advocacia até dezembro de 1991, quando foi aprovado no concurso para juiz de Direito, ingressando na magistratura em 16 de dezembro de 1991.
Na capital, foi titular do 1º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo. Em 2011, foi removido para a 3ª Vara Criminal de São Luís, onde atuou até 3 de fevereiro de 2021, quando foi eleito desembargador, também pelo critério de merecimento.
Saiba Mais
- Gervásio Protásio é eleito vice-presidente do TJMA
- Ricardo Duailibe é eleito novo presidente do TJMA
- AO VIVO: Tribunal de Justiça do MA elege presidente e mesa diretora nesta quarta (4)
- TJMA elege presidente para novo biênio nesta quarta-feira
- Eleição do Tribunal de Justiça do MA acontece na próxima semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.