Covid-19

Maranhão flexibiliza regras sobre uso da máscara em locais fechados; entenda

Municípios que têm mais de 70% da população com ciclo vacinal completo estão liberados do uso de máscaras em ambientes fechados.

Imirante.com

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h05
Uso de máscaras em ambientes fechados é flexibilizado no Maranhão.
Uso de máscaras em ambientes fechados é flexibilizado no Maranhão. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS – O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus deixou de ser obrigatório, em locais fechados, nos municípios do Maranhão onde mais de 70% da população tenha tomado as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. A nova regra consta no decreto publicado na edição de sexta-feira (11) do Diário Oficial do Estado. Agora, de acordo com a lei estadual, fica a critério de cada pessoa, nestes municípios, usar ou não a máscara.

Naquelas cidades maranhenses com menos de 70% do público vacinado com duas doses ou dose única continua sendo obrigatório o uso de máscaras em locais fechados. Aqueles totalmente vacinados podem ser liberados do uso de máscara em ambientes fechados, nesses municípios, se comprovada a totalidade do ciclo vacinal.

Leia mais:

Dino edita decreto que torna de novo uso de máscara obrigatório

Máscaras deveriam ser mantidas em locais fechados, diz especialista

Em caso de decreto municipal mantendo o uso da máscara obrigatório em espaços fechados, a população deve obedecer a regra local.

O decreto também traz normas relacionadas às servidoras públicas gestantes que não completaram o ciclo de imunização contra a Covid-19 devem ser afastadas do trabalho ou manter as atividades de forma remota. Já aquelas servidoras gestantes que já tomaram a dose de reforço deve retornar à rotina de trabalho presencial.

Ainda com relação às gestantes do serviço público, aquelas não vacinadas por questões de saúde devem ser também dispensadas do trabalho presencial desde que apresentem um parecer médico.

A norma da dispensa da máscara não se aplica a pessoas infectadas, que devem usá-la se for preciso sair de casa.

Em ambientes abertos, o uso da máscara já não era mais obrigatório no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.