Penha diz que Prefeitura ainda discute possível reajuste de professores
Líder do Governo na Câmara Municipal afirmou ontem ao programa O Que Interessa, da Mirante FM, que projeto em tramitação na Câmara Municipal se trata apenas de adequação ao piso.
SÃO LUÍS - O líder de Governo na Câmara Municipal de São Luís, vereador Raimundo Penha (PDT), explicou ontem durante entrevista ao programa O Que Interessa, da rádio Mirante FM, a polêmica sobre o reajuste salarial de professores da rede pública do município.
Tramita na Câmara um Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos), que trata da recomposição salarial de professores do magistério, que hoje recebem abaixo do piso estabelecido pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
Esse projeto alcança pouco mais de 200 professores da ativa.
A polêmica foi iniciada na semana passada, quando o Sindicato dos Professore da Rede Pública Municipal afirmou que o projeto se tratava de reajuste salarial, e que esse reajuste alcançaria pouco menos de 2% dos professores da rede.
Entenda o piso salarial do professor da rede pública municipal
"A gente não pode confundir as situações. O projeto que tramita na Câmara nada mais é do que a recomposição salarial para aqueles professores que hoje ainda recebem abaixo do piso. Há um novo piso estabelecido, e esses cerca de 200 professores recebem abaixo. Não pode. Então, esse projeto de lei corrige esse erro. E se aprovado ainda este mês, esses professores poderão receber o salarial integral referente a este e retroativo a janeiro também", disse.
Raimundo Penha afirmou que logo após esse projeto ser aprovado pela Câmara, um segundo projeto de lei, que abrange toda a categoria, será votado na Casa.
"Conversei pessoalmente com o prefeito Eduardo Braide. E ele deu essa garantia. Eu entendo a agonia do servidor público, eu também sou concursado. Parte deles acreditam que se esse primeiro projeto for aprovado, não haverá mais reajuste a todos os professores. Mas isso não é verdade. Primeiro a gente corrige esse erro em relação aos professores do magistério e adequa o salário deles ao piso. Depois se contempla todos os professores da rede com o reajuste. Isso acontecerá", completou.
Penha afirmou que há uma mesa de negociações da Prefeitura com o sindicato e revelou que está marcado para a próxima segunda-feira um novo encontro entre as partes.
A missão agora será esclarecer o tema aos vereadores de oposição, para que o projeto seja votado na Casa.
Mais
A bancada do programa O Que Interessa é composta pelo apresentador Nynrod Weber e pelos jornalistas Ronaldo Rocha e Carla Lima.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.