Maranhenses repudiam áudios do deputado "Mamãe falei" sobre ucranianas
Arthur do Val, do Podemos, afirmou em áudio que mulheres que estão na guerra são pobres e fáceis para serem atraídas por causa do momento de tensão no país.
SÃO LUÍS - A classe política maranhense repudiou declarações atribuídas ao deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), mais conhecido como “Mamãe Falei”, sobre mulheres da Ucrânia.
O parlamentar falou sobre o atual contexto das mulheres ucranianas. Ele chegou a afirmar que elas são "fáceis", por serem pobres e viverem sob a expectativa de poder deixar o país, brutalmente atacado pela Rússia nas últimas semanas
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, afirmou o deputado.
O governador Flávio Dino (PSB) se solidarizou às mulheres da Ucrânia.
“Minha solidariedade a todas as mulheres atingidas por esse amontoado de absurdos. É imperativo que os órgãos de controle atuem com rigor e velocidade. E desejo que a sociedade não vote mais em coisas assim”, pontuou.
Leia também: Portaria prevê entrada no Brasil de pessoas atingidas pela guerra na Ucrânia
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) também se solidarizou às mulheres daquele país. Ela repudiou o machismo e o preconceito do deputado brasileiro.
“Minha total solidariedade e respeito às mulheres ucranianas, que além das tragédias e sofrimento com a guerra, ainda são insultadas por um parlamentar brasileiro machista e preconceituoso”, enfatizou.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania), líder da bancada feminina na Câmara Federal, também se posicionou. Gama disse que a atitude do deputado estadual envergonha o Brasil.
“As declarações do deputado estadual Mamãe Falei são repugnantes, uma das maiores indignidades que já vi. Pior, feitas em um contexto de guerra e dor. Agridem as mulheres, envergonham o Brasil. Não podem ficar impunes politicamente”, afirmou.
Edilázio Júnior (PSD) criticou Arthur do Val e lamentou o desrespeito contra as mulheres ucranianas nesse momento "tenebroso" para aquele país.
“São muito tristes e estarrecedoras as falas do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, objetificando as mulheres da Ucrânia, ainda mais neste período tenebroso que a população deste país está ultrapassando. Lamentável!”, disse.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que pertence ao Podemos, mesmo partido do Arthur do Val, afirmou que a postura do deputado de São Paulo é inaceitável.
“São inaceitáveis e repugnantes as declarações do deputado estadual Arthur do Val. Total desrespeito às mulheres, num momento em que o povo da Ucrânia vive os horrores da guerra. Esse comportamento precisa ser urgentemente banido no Brasil, no mundo e dentro de qualquer partido”, disse.
Reação
A namorada do deputado "Mamãe Falei", Giulia Blagitz, se posicionou nas redes sociais. Ela anunciou o término do relacionamento.
O deputado afirmou estar arrependido após a repercussão negativa do caso.
“Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação. Eu fui fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”, finalizou.
Saiba Mais
- Rússia confirma morte de Yevgeny Prigozhin em acidente com jato brasileiro
- Jato brasileiro sofre grave acidente e mata mercenário russo
- Governo dos EUA pede que cidadãos deixem a Rússia “imediatamente”
- Podemos abre procedimento disciplinar contra deputado Arthur do Val
- Portaria prevê entrada no Brasil de pessoas atingidas por guerra na Ucrânia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.