Desmoronamento

Muro desaba durante chuva e atinge condomínio Piancó deixando desabrigados

Não houve vítimas; desmoronamento foi registado na noite dessa quarta-feira (26).

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS – O desabamento de um muro de contenção, durante a chuva na noite dessa quarta-feira (26), atingiu apartamentos do condomínio Piancó, na capital. Moradores precisaram sair às pressas em razão dos riscos de desabamento em outros trechos do muro. Não houve vítimas.

No total, 80 apartamentos foram evacuados, deixando famílias desabrigadas, segundo informações da Defesa Civil. A situação do muro é instável deixando vários blocos comprometidos.

Apartamentos atingidos por muro no Piancó.
Apartamentos atingidos por muro no Piancó.

A situação de alguns moradores é irregular. Desde o ano passado o governo tenta solucionar o problema, já que muitos não estavam sorteados para a devida ocupação. Equipes do governo, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Polícia Miliar do Maranhão (PMMA) estiveram no local ainda ontem e voltaram hoje.

Vários blocos do condomínio estão comprometidos.
Vários blocos do condomínio estão comprometidos.

Há famílias abrigadas em escola nas proximidades do condomínio, e outras foram para casas de parentes ou amigos. Hoje, deve ser feito o cadastramento de cerca de 144 famílias afetadas com esse desmoronamento.

Leia a nota do Corpo de Bombeiros:

"O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que na noite desta quarta-feira (26), recebeu vários chamados relacionadas aos prejuízos causados pelo grande volume das chuvas ocorridas nas últimas horas. A mais grave ocorrência foi registrada no Residencial Piancó, no bairro da Vila Palmeira, onde muros de contenção e paredes da estrutura de dois blocos de apartamentos desabaram.

O CBM-MA comunica que foram mobilizadas equipes do Batalhão de busca e salvamento, Emergência Médica, Defesa Civil, 16ª Defesa Civil, Batalhão de Bombeiros Ambiental e 2º Batalhão, todas sob o comando do coronel Célio Roberto, comandante-Geral do CBMMA que esteve no local acompanhando todo o atendimento.

Por fim, o CBM-MA destaca que a evacuação das pessoas foi iniciada desde a madrugada e as equipes de bombeiros e Defesa Civil permanecem no local até o momento. Ressaltamos, também, que o CBMMA já havia emitido laudo com parecer negativo para a ocupação do Condomínio. A área permanece isolada e também acompanhada pela Defesa Civil Municipal".

Veja mais imagens ao fim da matéria.

Ouça a entrevista do tenente-coronel Teixeira do Corpo de Bombeiros à reportagem da rádio Mirante AM:

Carro ilhado

Um vídeo mostra um carro preso em uma rua inundada durante a forte chuva, na noite dessa quarta, no bairro Anjo da Guarda. A motorista tentou passar pela rua Paraguai e acabou ficando ilhada.

Moradores registraram a situação apavorante. A correnteza forte e as galerias existentes na rua colocaram a vida da motorista em risco. Segundo informações, a mulher quase foi arrastada. Ela foi salva por populares e ficou muito abalada, além de ter prejuízos com o veículo.

Ao Imirante.com, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que a Defesa Civil Municipal realizou atendimento emergencial, ainda na noite de dessa quarta-feira, na Vila Embratel, no Residencial Piancó.

Além disso, a Semusc também informou que os agentes da Defesa Civil, juntamente com outros órgãos, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fizeram a retirada de cerca de 80 famílias que ficaram desalojadas e nove blocos de apartamentos foram interditados. Parte delas foi levada para a casa de familiares e amigos. As que não tinham para onde ir foram abrigadas na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Piancó.

Leia a íntegra da nota da Semusc:

1 - A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informa que a Defesa Civil Municipal realizou atendimento emergencial, ainda na noite de ontem (26), na Vila Embratel, no Residencial Piancó.

Os agentes da Defesa Civil, juntamente com outros órgãos, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fizeram a retirada de cerca de 80 famílias que ficaram desalojadas e nove blocos de apartamentos foram interditados. Parte delas foi levada para a casa de familiares e amigos. As que não tinham para onde ir foram abrigadas na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Piancó.

A Defesa Civil Municipal também está realizando um levantamento para que as famílias recebam, ainda hoje, cestas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

Além disso, os engenheiros da Defesa Civil estão elaborando um laudo técnico apontando as medidas que devem ser adotadas no local, que permanece isolado e com a presença permanente dos Bombeiros.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH) esclarece que o Residencial Piancó Paraíso faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida. São 304 unidades habitacionais, que tem como ente financeiro o Banco do Brasil. O condomínio foi construído em um terreno pertencente ao Governo Estado, responsável pelo Edital de Chamamento que definiu a empresa que construiria o empreendimento e todos os trâmites do projeto.

2- A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que enviou equipe de limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem na Rua Paraguai, e também realizará o levantamento das necessidades para melhoria da drenagem no local.

Mais chuva

O amanhecer foi com chuva em alguns pontos de São Luís e da região metropolitana nesta quinta-feira (27). Sem sol, ainda parecia noite na região central, mas o relógio já marcava 6h. Desde a madrugada uma chuvarada atinge a capital, com trovões inclusive.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ainda na noite dessa quarta-feira (26), alerta amarelo, que prevê chuvas intensas, com perigo potencial, para o Maranhão. Estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). As temperaturas em São Luís variam, hoje, entre 25ºC e 30ºC.

Instruções:

1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

2. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

2. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fotos do condomínio no Piancó registradas pelo repórter Douglas Pinto da TV Mirante:

Muro desaba durante chuva e atinge condomínio no Piancó deixando desabrigados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.