Pandemia

Dino renova decreto de calamidade no Maranhão em função da Covid-19

Decreto deve ser publicado nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial do Estado.

Gilberto Léda

Atualizada em 26/03/2022 às 18h41
Ato tem data de segunda-feira (6). (Foto: Reprodução / YouTube)
Ato tem data de segunda-feira (6). (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), renovou, na segunda-feira (3), o decreto de calamidade pública em todo o Maranhão, em decorrência da incidência de novos casos de Covid-19.

O ato deve ser publicado em edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (6). Normas específicas sobre o decreto serão anunciadas em breve.

Na prática, a decisão do governador facilita, por exemplo, as transferências de recursos do Estado aos municípios para o combate à pandemia. Como 2022 é ano eleitoral, esse tipo de movimentação financeira é restrita - mas, agora, fica liberada.

Os processos de compras de insumos também ficam facilitados, sem necessidade de um processo ordinário de licitação.

O estado de calamidade vigorará até o dia 31 de março deste ano.

Trecho do decreto governamental
Trecho do decreto governamental

Cancelamentos

A recente alta de casos de Covid-19 também motivou decisões do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).

Na quarta-feira (5), o gestor anunciou o cancelamento do Carnaval. E hoje a Prefeitura confirmou a suspensão da realização da Feirinha São Luís, como antecipado pelo Imirante.

Contágio - Desde a segunda-feira já foram confirmado pelo menos três casos de Covid-19 entre membros ou aliados do Governo do Maranhão.

O próprio governador Flávio Dino testou positivo na segunda, depois confirmou contágio o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves (PT), e, ainda, o senador Weverton Rocha (PDT).

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 10.386 mortes e 371.132 casos confirmados da Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados dois óbitos e 224 pessoas infectadas pela novo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 19 na Grande Ilha de São Luís, 27 em Imperatriz e 148 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,79%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.