Denúncia

Senador do MA pode ser processado por comentário transfóbico

Roberto Rocha criticou nas redes escolha de jovem trans para estrelar peça publicitária da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Gilberto Léda

Atualizada em 26/03/2022 às 19h18
Alex Brito, a Bota Pó, tem mais de 400 mil seguidores no Instagram
Alex Brito, a Bota Pó, tem mais de 400 mil seguidores no Instagram (Reprodução)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpo) informou nesta terça-feira, 26, que a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Ministério Público "para que adotem as medidas necessárias sobre o crime de transfobia cometido pelo senador Roberto Rocha contra a adolescente e influenciadora digital, Alex Brito, conhecida como Bota Pó”.

Bota Pó é uma jovem trans de 16 anos, moradora de Bacabal, que faz sucesso nas redes sociais com um perfil de humor, no qual e também ensina técnicas de maquiagem. Ela já conta com mais de 400 mil seguidores. Neste ano, a digital influencer foi selecionada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estrelar uma campanha publicitária da pasta. Foi esse o alvo do comentário de Rocha nas redes.

O senador diz não questionar se a peça faz “apologia a homossexualidade ou não”, mas aponta que a Seduc deveria escolher para estrelar a propaganda “um maranhense que tenha se destacado em alguma área”, não “um jovem homossexual assumido fazendo o papel de menina”.

“Lamentável essa situação na qual passamos. Nada contra a opção sexual de alguém. Agora querer obrigar a aceitação desta opção de alguns como regra e apologia a prática homossexual isso não dá para aceitar!!!”, completou.

Antes de anunciar o envio do caso à DPE, à PGE e ao MP, a Sedihpop já havia lamentado o episódio.

“Lamentável e cruel o posicionamento do senador Roberto Rocha que destila ódio, homofobia e transfobia contra uma adolescente maranhense. (...) A Bota Pó não é ‘um jovem fazendo papel de menina’, mas uma adolescente que está vivendo o seu gênero e sua sexualidade e pra isso exige respeito e liberdade. Sim, uma adolescente trans, protagonista da nossa juventude, que traz em sua vida e história uma mensagem política: a escola não pode ser lugar de exclusão. Queremos um Estado para todes, por isso a escola dignas tem que ser inclusivas e sem preconceitos”, diz a secretaria.

Em nota, Roberto Rocha diz que não teve intenção de ofender a digital influenciar, e que sua crítica foi direcionada “única e exclusivamente ao Governo do Maranhão”.

“Propagandas existem para influenciar pessoas. E não acho correto que o dinheiro público seja utilizado para influenciar crianças, mesmo que indiretamente, em relação a um assunto tão delicado e complexo”, declarou.

Após a repercussão do caso, ele retirou a postagem do ar.

Repúdio

O jovem Alex Brito também se manifestou sobre o caso e publicou uma nota de repúdio contra o senador maranhense Roberto Rocha.

Abaixo, a íntegra da nota

NOTA PÚBLICA

Foi desagradável tomar conhecimento da publicação no Instagram de um senador da República expondo a minha imagem de forma vexatória.

Recebi o convite, que muito me honrou, da Secretaria Estadual de Educação para protagonizar uma peça publicitária sobre a plataforma educacional Gonçalves Dias, que conta com conteúdos educativos, produzidos por professores e profissionais da rede pública do Maranhão. Aceitei por acreditar que, como cidadã e estudante da rede pública, poderia ajudar tantos estudantes que como eu agora contam com mais essa ferramenta para os estudos.

Lamentável que um senador, de forma rasteira, utilize minha figura, com ataques pessoais, para fazer críticas a adversários políticos. O tempo dele seria melhor gasto e fazendo jus ao alto salário que o povo paga se ele estivesse dedicado a buscar soluções para os números alarmantes de brasileiros sofrendo com a fome, desemprego, gasolina e gás de cozinha caros e de pessoas em situação de rua. Ele, no entanto, parece mais comprometido com buscar polêmicas para seu projeto político.

Agradeço imensamente a todas as pessoas e entidades de movimento social que se solidarizaram comigo. Vocês me dão forças para superar essa situação.

Os LGBTIfóbicos passarão.

Eu passarinho.

Em 27 de outubro de 2021.

Bota Pó (Alex Brito)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.