Crescimento

Porto do Itaqui no top 4 do ranking da Antaq

As cargas com maior alta no Porto do Itaqui no semestre foram as de granéis líquidos, 90% acima do que foi movimentado no primeiro semestre de 2020 (e se considerarmos somente as operações de entreposto, o aumento chegou a 441%).

Publipost/ Emap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Porto do Itaqui.
Porto do Itaqui. (Foto: Reprodução/ Internet)

SÃO LUÍS - No primeiro semestre de 2021 o Porto do Itaqui subiu mais um degrau e agora está no top quatro dos portos públicos em movimentação de cargas, de acordo com o ranking da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, divulgado nesta semana. Com mais de 15 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o porto público do Maranhão foi também o que mais cresceu, entre os principais portos organizados, atingindo a marca de 32,29% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Essa subida no ranking é fruto do trabalho da equipe EMAP e de todos parceiros que estão presentes nas diversas cadeias produtivas movimentadas pelo Porto do Itaqui. Os resultados desses primeiros meses fortalecem a tendência de fechar 2021 com mais de 27 milhões de toneladas movimentadas, mantendo a curva de crescimento”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

As cargas com maior alta no Porto do Itaqui no semestre foram as de granéis líquidos, 90% acima do que foi movimentado no primeiro semestre de 2020 (e se considerarmos somente as operações de entreposto, o aumento chegou a 441%). Também tiveram crescimento as operações de soja (19%) e de carga geral (7%).

A movimentação de cargas no setor portuário do país cresceu 9,4% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Estatístico Aquaviário da Antaq. Juntos, os portos organizados, terminais autorizados e arrendados movimentaram 591,9 milhões de toneladas no período.

Em relação ao perfil de carga, houve crescimento da movimentação de granel sólido (6,4%), granel líquido (11,6%), contêineres (16,3%) e carga geral solta (19,1%) na comparação com o primeiro semestre do ano passado.

A expectativa para o segundo semestre, segundo a Antaq, é de que os portos brasileiros movimentem 626 milhões de toneladas, fechando o ano com 1,218 bilhão de toneladas, o que representa aumento de 5,5% em relação ao ano passado.

Fonte: http://web.antaq.gov.br/anuario/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.