Reforço heterólogo

Aplicação de 3ª dose de vacina contra a Covid-19 começará dia 15 de setembro no Maranhão

As pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac ou Astrazeneca, terão que tomar uma terceira dose da Pfizer para completar a imunização.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
As pessoas terão que tomar uma terceira dose da Pfizer para completar a imunização.
As pessoas terão que tomar uma terceira dose da Pfizer para completar a imunização. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (25), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou que as pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac ou Astrazeneca, terão que tomar uma terceira dose da Pfizer para completar a imunização.

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 será feita a partir de 15 de setembro no Maranhão. E o primeiro público-alvo será de idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

De acordo com a SES, a dose de reforço será realizada com a vacina da Pfizer, considerando estudos científicos e experiências de outros países, que indicam que uma terceira dose da vacina pode aumentar a proteção contra casos graves e hospitalizações entre idosos e pessoas imunossuprimidas.

“Quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca agora vai receber a 3ª com a Pfizer. Isso é o que chamamos de reforço heterólogo e vários estudos publicados indicam real eficácia nessa estratégia de combinar vacinas diferentes”, informou o secretário da SES, Carlos Lula, por meio das redes sociais.

Poderão tomar a terceira dose os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. Já no caso dos imunossuprimidos, que são pessoas com câncer, com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Leia também:

Covid-19: terceira dose da vacina será aplicada a partir de setembro

Terceira dose só depois que avançarmos na segunda, diz ministro

Algumas vacinas contra a Covid-19 demandarão terceira dose, afirma presidente da Anvisa

Pfizer planeja terceira dose para enfrentar variante Delta​

De acordo com o secretário da SES, a administração da dose de reforço foi autorizada pelo Ministério da Saúde a partir de uma solicitação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No Maranhão, as 217 Secretarias Municipais de Saúde receberão as novas doses da Pfizer para desenvolver a estratégia de busca ativa deste grupo e o cronograma de vacinação da terceira dose. A Secretaria de Estado da Saúde aguarda o envio das doses por parte do Ministério da Saúde para imediata distribuição.

“Vamos antecipar de 12 para 8 semanas o intervalo entre a primeira e segunda doses da Astrazeneca e da Pfizer. O Ministério da Saúde deve fazer envio de novas doses para que todos os estados tenham capacidade aplicar as vacinas com intervalo reduzido”, disse Carlos Lula.

Terceira dose

A decisão pela aplicação da terceira dose foi tomada de forma conjunta nessa terça-feira (24), em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer ou, de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral Janssen ou AstraZeneca. Também foi decidido, durante a reunião de ontem, que haverá redução do intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca, de 12 para 8 semanas.

O Ministério informou que iniciará, na segunda quinzena de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 a “todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.