Navio MV Sagittarius

Tripulante filipino hospitalizado em São Luís testou positivo para covid-19, afirma SES

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, a amostra do paciente segue para sequenciamento genômico para identificar a variante do vírus.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Os tripulantes são do navio MV Sagittarius, que saiu da África do Sul, no dia 31 de julho. A embarcação está há 10 dias na área de fundeio e não atracou na capital maranhense.
Os tripulantes são do navio MV Sagittarius, que saiu da África do Sul, no dia 31 de julho. A embarcação está há 10 dias na área de fundeio e não atracou na capital maranhense. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) divulgou, na tarde desta terça-feira (24), que o tripulante filipino, que está internado em um hospital particular de São Luís, apresentou resultado positivo para Covid-19. Segundo a SES, a amostra do paciente segue para sequenciamento genômico para identificar a variante do vírus.

Quanto aos outros 18 tripulantes estrangeiros da embarcação, a Secretaria informou que eles seguem cumprindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quanto às medidas sanitárias no navio e apresentam bom estado de saúde.

Os tripulantes tiveram amostras coletadas para análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão.

Os tripulantes são do navio MV Sagittarius, que saiu da África do Sul, no dia 31 de julho. A embarcação está há 10 dias na área de fundeio e não atracou na capital maranhense.

Por meio de nota, a SES informou que acompanha a situação do tripulante filipino que, após apresentar sintomas da Covid dentro do navio, foi transladado até o hospital em São Luís por meio de um helicóptero, e segue isolado.

O caso também é acompanhado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), em cooperação com a Anvisa.

Tripulante vítima da variante Delta

Em junho desta ano, o tripulante indiano de um navio que chegou em maio ao Maranhão morreu vítima da variante Delta do novo coronavírus. O paciente foi identificado como Rajan Parakottil, de 54 anos.

O indiano chegou no navio MV Shandong da Zhi, que ficou em quarentena. O homem ficou internado em hospital da rede privada, mas não resistiu. Ele começou a sentir os sintomas da Covid no dia 4 de maio, apresentando febre.

Além do indiano, foi feita uma avaliação clínica dos outros 23 tripulantes da embarcação e a coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, emitido na noite dessa segunda-feira (23), o Maranhão tem 9.929 mortes e 346.125 casos confirmados da Covid-19. Segundo a SES, foram contabilizados 7 óbitos e 176 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 32 na Grande Ilha de São Luís, 5 em Imperatriz e 139 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,87%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.