Alerta

Maranhão lidera o número de mortes por leishmaniose no Brasil

De janeiro a julho, 16 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado.

Divulgação / assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
A leishmaniose é uma doença parasitária, causada por um protozoário do gênero Leishmania, que ataca os órgãos internos do indivíduo.
A leishmaniose é uma doença parasitária, causada por um protozoário do gênero Leishmania, que ataca os órgãos internos do indivíduo. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Brasil já registrou, pelo menos, 790 casos de leishmaniose este ano, segundo o Ministério da Saúde. De janeiro a julho, 79 pessoas morreram em decorrência da doença. Somente no Maranhão, já são 16 vítimas desde janeiro de 2021. É o Estado com maior número de óbitos, seguido do Pará (com 13 mortes) e Bahia (11). O cenário é preocupante, por isso organizações e instituições ligadas à Saúde promovem o 'Agosto Verde' - mês dedicado ao combate e prevenção desta enfermidade que acomete tanto seres humanos quanto cães e gatos.

Leia também:

Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Doença similar à leishmaniose, porém mais grave, é descoberta no Brasil​

A leishmaniose é uma doença parasitária, causada por um protozoário do gênero Leishmania, que ataca os órgãos internos do indivíduo, principalmente o fígado, baço e a medula óssea. A transmissão se dá por meio da picada do "mosquito-palha" (também conhecido por 'birigui' ou 'tatuquira'). Especialistas dizem que os cães são as principais fontes de infecção para o inseto transmissor. Isto porque quando o inseto pica o cão doente e depois pica uma pessoa saudável, a doença se espalha. Entre os sintomas mais comuns estão a febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

A médica veterinária, Rayule Cristina, explica que os donos de pets devem ficar atentos aos sintomas nos animais. "Normalmente apresentam perda de peso bem acentuada, feridas em focinhos e ponta das orelhas, onicogrifose (crescimento exagerado das unhas), apatia, febre. Esses são os sinais clássicos da doença", destaca. No entanto, alguns pets podem apresentar um quadro de diarréia, vômitos constantes e dermatite esfoliativa.

Ela alerta ainda que gatos também podem contrair leishmaniose. "Os sinais clínicos são inespecíficos e na grande maioria apresenta lesões cutâneas ulceradas e nódulos presentes na face, orelha, focinho e patas", comenta a veterinária.

Tanto em cães quanto em gatos, o diagnóstico é feito por meio de exames. A doença não tem cura, mas já há tratamentos que ajudam a evitar a eutanásia ou sacríficio dos animais. "É extremamente importante fazer o tratamento de forma correta, manter o animal sempre encoleirado e ter um ambiente também controlado. Desta forma o risco de transmissão se torna baixíssimo", alerta a veterinária. "Explico sempre aos tutores que ter um animal com Leishmaniose é uma responsabilidade com a sua família e a sociedade", acrescenta.

Questionada sobre as formas de prevenção, Rayule cita a vacinação e o uso de repelentes - inclusive de coleiras repelentes. "As medidas não devem ser usadas separadamente, sempre em conjunto. Uma vez que nenhum dos métodos oferece 100% de eficácia. E a doença é de fácil transmissão para humanos e animais", explica a veterinária.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil contabilizou 2.529 casos de Leishmaniose, em 2019. Naquele ano, 207 óbitos morreram em decorrência da doença. No ano passado, 2.032 casos foram confirmados, sendo 165 óbitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.