Em São Luís

Ministro Marcelo Queiroga anuncia envio de cerca de 300 mil novas doses de vacinas contra Covid-19 para a Grande Ilha

Ministro a Saúde esteve na capital maranhense, neste domingo (23), para a entrega de 600 mil testes rápidos contra a Covid-19.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Queiroga durante entrega dos testes rápidos de Covid-19. (Foto: Márcio Cruz / SES)
Queiroga durante entrega dos testes rápidos de Covid-19. (Foto: Márcio Cruz / SES)

SÃO LUÍS – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, veio a São Luís neste domingo (23) para a entrega de 600 mil testes rápidos de Covid-19. A nova remessa de testes tem por objetivo conter a disseminação da variante indiana do coronavírus (B.1.617) no Estado e em todo o país. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde no sábado (22), após a confirmação dos primeiros casos da nova cepa no Maranhão.

Logo que chegou em São Luís, o ministro foi recepcionado no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado pelo secretário de Estado da Saúde e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, além do prefeito Eduardo Braide e do secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Outra medida anunciada por Marcelo Queiroga, na capital maranhense, foi que o Maranhão, mais especificamente a Grande São Luís, deve receber cerca de 300 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19, isso representa 5% a mais do que era previsto inicialmente pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o ministro, o pedido foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e pelo secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, após a confirmação dos casos da variante indiana da Covid-19 na região. O pedido também visa ampliar a cobertura vacinal na Região Metropolitana da capital maranhense.

"Nós todos estamos atentos a variante indiana, para que essa variante não tenha transmissão comunitária. Como o prefeito falou, hoje e ontem com o secretário Joel [de São Luís], ele fez um pleito muito justo de ampliar a cobertura de vacinas na Grande Ilha e foi acatado pelo Programa Nacional de Imunização. Nós teremos 5% a mais de vacinas, isso aproximadamente 300 mil doses nesse primeiro momento", informou Marcelo Queiroga.

O ministro da Saúde também informou que a testagem será implementada em pontos estratégicos no Estado. Porém, não foi divulgado quais serão esses pontos e quando deve começar. Entretanto, a expectativa, segundo o que foi anunciado pelo próprio ministro, é que ocorra em aeroportos e portos do Maranhão.

No total, o Ministério da Saúde prevê a distribuição de 2,4 milhões de testes para todo o país. Os testes são capazes de identificar a variante do coronavírus. Será necessário fazer uma análise genética em material dos doentes, para que isso ocorra.

Sobrevoo para acompanhar isolamento de navio indiano

Após a entrega dos 600 mil testes rápidos, Marcelo Queiroga e Carlos Lula fizeram um sobrevoo sobre o navio chinês, com casos positivos da variante indiana do coronavírus, que está ancorado a cerca de 50 quilômetros da costa maranhense. Em uma de suas redes sociais, Carlos Lula exibiu fotos da visita e afirmou: “Como vocês podem ver, o navio MV Shandong da Zhi permanece distante e isolado. As medidas sanitárias seguem com o monitoramento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)”, disse.

Secretário Carlos Lula e ministro Marcelo Queiroga sobrevoaram navio ancorado no Maranhão. (Foto: Reprodução / Rede Social)
Secretário Carlos Lula e ministro Marcelo Queiroga sobrevoaram navio ancorado no Maranhão. (Foto: Reprodução / Rede Social)

Encontro com o governador Flávio Dino

Marcelo Queiroga, durante sua passagem por São Luís, também se encontrou com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). A reunião foi realizada no Porto do Itaqui. Na oportunidade, Queiroga e Dino conversaram sobre os protocolos que adotados no Estado para impedir o avanço da variante indiana.

Encontro entre Flávio Dino e Marcelo Queiroga no Porto do Itaqui. (Foto: César Hipólito / TV Mirante)
Encontro entre Flávio Dino e Marcelo Queiroga no Porto do Itaqui. (Foto: César Hipólito / TV Mirante)

Tripulante com variante indiana

Na noite desse sábado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o indiano, de 54 anos, tripulante do navio chinês fundeado no Maranhão, segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado de São Luís com a variante indiana do coronavírus e permanece com quadro clínico grave. Após apresentar piora no quadro clínico, o paciente foi entubado.

O indiano está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio no qual era tripulante, MV MV Shandong da Zhi, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.

Navio MV Shandong da Zhi está fundeado a cerca de 50 quilômetros da costa maranhense. (Foto: Divulgação)
Navio MV Shandong da Zhi está fundeado a cerca de 50 quilômetros da costa maranhense. (Foto: Divulgação)

Coronavírus no Maranhão

Em boletim epidemiológico divulgado nesse sábado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Maranhão tem 7.876 mortes e 284.142 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a SES, foram contabilizados 24 óbitos e 728 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 104 na Grande Ilha de São Luís, 31 em Imperatriz e 593 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,77%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.