Pandemia

Ministro da Saúde faz sobrevoo para acompanhar isolamento de navio da Índia

Ao lado de Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão, Marcelo Queiroga formalizou também a entrega de 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana

Eduardo Lindoso/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Carlos Lula, deputado André Fufuca, e Marcelo Queiroga
Carlos Lula, deputado André Fufuca, e Marcelo Queiroga (MARCELO QUEIROGA EM SÃO LUÍS)

SÃO LUÍS – O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, veio ao Maranhão para a entrega de 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana da covid-19 em São Luís. Queiroga esteve com o secretário estadual de saúde, Carlos Lula, e fez também um sobrevoo sobre a Baia de São Marcos para observar o isolamento do navio MV SHANDONG da ZHI, que teve um surto da nova variante da doença causada pelo novo coronavírus.

Em uma de suas redes sociais, Carlos Lula exibiu fotos da visita e afirmou: “Como vocês podem ver, o navio MV SHANDONG da ZHI permanece distante e isolado. As medidas sanitárias seguem com o monitoramento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)”, postou.

Marcelo Queiroga mostrou preocupação com uma possível transmissão comunitária da nova variante no país. O governo do Maranhão informou que um paciente indiano, de 54 anos, contaminado com a variante, foi entubado e encontra-se em estado grave. “Nosso receio é que esse tipo de variante passe a ter uma transmissão comunitária, ” disse o ministro, que afirmou que está monitorando a situação do paciente e de toda a equipe que atua no caso.

Queiroga falou também da entrega dos testes. “O Ministério da Saúde, no intuito de aumentar o controle e a eficiência dessas medidas de bloqueio, vai encaminhar 600 mil unidades de testes rápidos para o estado do Maranhão para que se faça um bloqueio de pacientes, de passageiros nos aeroportos e nas fronteiras do estado”, destacou.

Saiba mais

O navio “MV SHANDONG DA ZHI”, que está fundeado em São Luís, teve 15 pessoas que testaram positivo para covid-19 e nove apresentaram resultado negativo. Entre os positivos, três foram internados em um hospital da rede privada, sendo que um apresentou quadro grave da doença, e os demais continuam na embarcação e seguem assintomáticos.

A preocupação no Brasil com os casos no Maranhão ocorre porque a Índia se tornou o novo epicentro da pandemia da covid-19. Há uma média diária alarmante de casos graves com internações e mortes no país do Sul da Ásia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.