Covid-19

Portuários, ferroviários e aeroviários começam a ser vacinados contra a Covid-19, em São Luís

Trabalhadores do setor de transporte aéreo estão sendo vacinados no Centro Municipal de Vacinação, no bairro Cohafuma, enquanto os portuários e ferroviários, no Centro de Convenções da UFMA.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Imunização dos três públicos-alvo teve início nesta sexta-feira (21).
Imunização dos três públicos-alvo teve início nesta sexta-feira (21). (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Teve início nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19 em portuários, ferroviários e aeroviários, na capital maranhense. Com o início da imunização de mais três públicos-alvo, estabelecidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura da capital maranhense avança com o Plano Municipal de Vacinação.

Leia também:

População de rua da capital começa a ser imunizada contra a Covid-19

Covid-19: Grande São Luís está com 93,49% dos leitos de UTI ocupados​

“Hoje iniciamos a imunização de mais grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização. A Prefeitura vai avançando na campanha municipal à medida em que novas doses da vacina contra a Covid-19 são disponibilizadas”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Os trabalhadores do setor de transporte aéreo estão sendo vacinados no Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Para tomar a primeira dose do imunizante é preciso apresentar documento oficial com foto, último contracheque ou credencial aeroportuária.

Além disso, o nome do profissional tem que constar na lista encaminhada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A vacina está disponível para todas as faixas etárias desta categoria.

Portuários e ferroviários

Já no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão sendo vacinados portuários e ferroviários a partir dos 40 anos desde que estejam na lista encaminhada pela empresa Vale à Semus e apresentem documento oficial com foto e último contracheque.

Renata Veloso, ferroviária de 47 anos, disse que agora está aliviada. “Este é um passo muito importante para a gente finalmente vencer esta pandemia. Estou muito feliz de ter me vacinado hoje e torço para que esta vacina chegue a todos logo”, desejou.

Plano Municipal de Vacinação

A chamada dos portuários, ferroviários e aeroviários marca mais uma etapa do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19, lançado em janeiro deste ano. O plano segue todas as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e novos públicos-alvo vão sendo convocados à medida que novas doses de vacina são recebidas pela Semus.

Em quatro meses de campanha, a Prefeitura de São Luís já vacinou 323.244 mil pessoas (com a primeira ou segunda dose) até a quinta-feira (20). A cidade é a segunda que mais vacina entre as capitais brasileiras, segundo dados do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.