Após recomendação da Anvisa

Maranhão pede suspensão de aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas

Entretanto, em São Luís, as grávidas com comorbidades seguem sendo vacinadas com a vacina da Pfizer

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Vacina AstraZeneca contra Covid-19.
Vacina AstraZeneca contra Covid-19. (Foto: Reuters / Hannibal Hanschke)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou a suspensão da vacinação de gestantes com AstraZeneca nas Unidades Regionais de Saúde do Maranhão. A solicitação foi feita após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar, na noite de ontem (10), a suspensão imediata da aplicação do imunizante em grávidas.

Segundo a SES, por meio de nota, até o momento, o Ministério da Saúde não fez nenhuma orientação formal sobre a suspensão da vacinação de mulheres grávidas com AstraZeneca. “Após a comunicação formal, a Secretaria de Estado da Saúde enviará uma nota técnica explicando as razões para a suspensão da vacinação das grávidas com este imunobiológico, em específico”, informou a pasta.

Leia a íntegra da nota da SES:

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que todas as doses de Astrazeneca enviadas pelo Ministério da Saúde foram distribuídas para serem aplicadas pelos municípios.

A SES esclarece que, até o momento, o Ministério da Saúde não fez nenhuma orientação formal sobre a suspensão da vacinação de mulheres grávidas com AstraZeneca.

Após a comunicação formal, a Secretaria de Estado da Saúde enviará uma nota técnica explicando as razões para a suspensão da vacinação das grávidas com este imunobiológico, em específico.

Ainda assim, a SES ressalta que comunicou as Unidades Regionais de Saúde para solicitar a suspensão da vacinação de gestantes com AstraZeneca, atendendo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)."

Ainda nessa segunda-feira, a Anvisa disse que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".

Grávidas em São Luís

Entretanto, em São Luís, as grávidas com comorbidades seguem sendo vacinadas com a vacina da Pfizer, respeitando a recomendação da Anvisa sobre a suspensão da vacina Astrazeneca para gestantes.

Segundo s Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a vacinação de grávidas na capital maranhense só vai seguir quando chegar uma nova remessa da vacina Pfizer, que está previsto para esta semana ainda.

Leia a íntegra da nota da Semus:

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que vacinou o público de gestantes com comorbidades utilizando a vacina da Pfizer e informa ainda que, respeitando a recomendação da Anvisa sobre a suspensão da vacina Astrazeneca para gestantes, só procederá a vacinação desse público quando receber nova remessa da vacina Pfizer, que está previsto ainda para esta semana."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.