Covid-19

Medidas restritivas de combate à Covid-19 no Maranhão começam a ser estudadas, diz Flávio Dino

Ainda de acordo com o governador, nenhuma das medidas é relacionada ao <i>lockdown</i> ou ''coisa parecida''.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Flávio Dino falou sobre pandemia no Maranhão durante coletiva nesta sexta.
Flávio Dino falou sobre pandemia no Maranhão durante coletiva nesta sexta. (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS – O Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um panorama e anunciou novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado, em entrevista coletiva virtual realizada na manhã desta sexta-feira (26), em São Luís.

Leia também:

Ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 chega perto dos 90% na Grande São Luís e em Imperatriz

Maranhão recebe mais de 29 mil doses da vacina contra a Covid-19​

Maranhão tem 9.739 casos ativos do novo coronavírus e 4.994 mortes pela doença​

Entre as novas medidas anunciadas por Flávio Dino, está a suspensão parcial de cirurgias eletivas em alguns hospitais da rede estadual. “Nós estamos fazendo essa suspensão em alguns hospitais da rede estadual, sobretudo os mais sobrecarregados por coronavírus ou que são referência, notadamente o Hospital Carlos Macieira, em São Luís. Isso se estende também ao Hospial Macrorregional de Imperatriz”, explicou o governador.

Flávio Dino também anunciou que o Maranhão receberá mais 60 mil testes de Covid-19, fornecido pela Opas. Além disso, o Estado contará com 200 Elmos para melhorar oxigenação e reduzir tempo de internação dos pacientes com o novo coronavírus. “Esse equipamento foi experimentado com êxito no Estado do Ceará, e vamos utilizar na nossa rede estadual como um mecanismo a mais para a eficácia dos tratamentos”, disse Flávio Dino.

Em Imperatriz, o serviço de UTI aéreo está sendo ampliado devido ao alto número de casos da Covid-19 na Região Tocantina.

O governador também anunciou que estuda possíveis medidas restritivas no Maranhão, mas que, por hora, medidas como lockdown não são pensadas.

“Vou consultar a Federação dos Municípios, os chefes dos poderes porque eu não sou sozinho no comando do Estado para que nós possamos ir chegando a uma visão sobre como nós podemos ampliar as nossas forças e termos mais eficácia ainda do que já temos alcançado. Eu não desejo isso, tanto que não decretei ainda nenhuma medida restritiva. Mas começamos a debater. Hoje nós vamos tomar algumas medidas, nenhuma ainda nessa direção de lockdown ou coisa parecida. Nós estamos reforçando a nossa assistência à saúde”, informou.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite dessa quinta-feira (25), o Maranhão tem 9.739 casos ativos da Covid-19, sendo que 8.647 pacientes estão em isolamento domiciliar, 629 internados em enfermaria e 463 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ainda segundo a SES, o Estado já registrou, desde o início da pandemia, 218.156 casos de covid e 4.994 mortes pela doença.

Segundo a SES, oito dos novos óbitos registrados aconteceram nas últimas 24 horas. Os outros nove óbitos contabilizados ocorreram em dias/semanas anteriores e aguardavam resultado de exame laboratorial.

As últimas mortes de pacientes infectados pelo coronavírus foram registradas nos municípios de Açailândia (1), Campestre do Maranhão (1), Governador Eugênio Barros (1) Imperatriz (1), Itinga do Maranhão (1), Porto Franco (1), São Domingos do Maranhão (1), São José de Ribamar (1), Codó (3) e São Luís (6). A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão está em 2,29%.

O relatório da SES aponta que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. São Luís (30.154), Imperatriz (10.455), Balsas (7.452), Caxias (6.277), Timon (5.565), Santa Inês (5.254), Barra do Corda (4.255), Zé Doca (4.008), Açailândia (3.940) e Bacabal (3.789) são as dez cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Taxa de ocupação

Anda segundo o relatório da SES, na Grande São Luís, que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a taxa de ocupação de leitos chegou a 89,31%. Dos 159 leitos, apenas 17 estão livres.

Já a taxa de ocupação para leitos clínicos ou de enfermaria é de 55,11%. Dos 372 leitos, 205 estão ocupados e 167 estão livres.

Em Imperatriz, aumentou consideravelmente o número de internações devido à Covid-19. Na cidade, 98,11% dos leitos clínicos estão ocupados. Dos 106 leitos de enfermaria instalados na cidade, somente dois estão liberados para a chegada de novos pacientes.

Quanto aos leitos de UTI, a taxa de ocupação chegou a 89,09%. Dos 55 leitos de UTI, apenas seis estão livres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.