Alerta!

Ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 chega perto dos 90% na Grande São Luís e em Imperatriz

Na Grande São Luís, que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a taxa de ocupação de leitos chegou a 89,31%.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04

SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta quinta-feira (25), que o Maranhão voltou a registrar aumento na taxa de ocupação de leitos em hospitais estaduais para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19).

A SES aponta que as maiores taxas de ocupação estão na Grande São Luís e na cidade Imperatriz, onde a ocupação ultrapassa 89% dos leitos.

Na Grande São Luís, que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a taxa de ocupação de leitos chegou a 89,31%. Dos 159 leitos, apenas 17 estão livres.

Já a taxa de ocupação para leitos clínicos ou de enfermaria é de 55,11%. Dos 372 leitos, 205 estão ocupados e 167 estão livres.

Em Imperatriz, aumentou consideravelmente o número de internações devido à Covid-19. Na cidade, 98,11% dos leitos clínicos estão ocupados. Dos 106 leitos de enfermaria instalados na cidade, somente dois estão liberados para a chegada de novos pacientes.

Quanto aos leitos de UTI, a taxa de ocupação chegou a 89,09%. Dos 55 leitos de UTI, apenas seis estão livres.

Taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de coronavírus no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)
Taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de coronavírus no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, com o aumento no número de internações em Imperatriz, pacientes estão sendo transferidos para São Luís em UTIs aéreas.

"Ampliar leitos não basta. A Região Tocantina está vivendo sua pior fase, mas nossa obrigação é de salvar vidas e todo mundo pode ajudar - poder público, empresário e trabalhador - usando integralmente a máscara e evitando ambientes aglomerados. A guerra é nossa!", disse Lula.

O secretário afirmou que novos leitos de devem ser instalados nos próximos dias na cidade, com a abertura do Hospital de Campanha de Imperatriz. Ao todo, serão 50 leitos de enfermaria e 10 de UTI.

Leia também: Hospital de Campanha de ITZ: aberto seletivo para contratar profissionais

Restrições em Imperatriz

Com o aumento no número de casos em Imperatriz, nessa terça-feira (24), um novo decreto divulgado pela prefeitura trouxe novas medidas de prevenção e combate à Covid-19. O principal ponto limita o horário de funcionamento dos bares, casas de eventos, restaurantes e similares até às 23h. As apresentações artísticas, festas ou eventos de qualquer natureza e a utilização de pistas de danças estão proibidas por pelo menos 15 dias.

De acordo com o prefeito Assis Ramos, a curva de contaminação da Covid-19 estava em queda até janeiro de 2021, mês que começou uma oscilação e significativo aumento no número de casos. “Trouxemos essa medida mais restritiva, para ver se dá um choque de realidade na população. Todos nós, e me incluo nessa, precisamos voltar a ter as cautelas e cuidados que tínhamos antes. Não é hora de descuidar não”, explica sobre a decisão.

Veja a matéria completa no G1 MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.