Plataforma

Amazônia Legal em Dados expõe diferenças e estimula caminhos para transformações

Ferramenta permite visão integrada dos nove Estados da Amazônia Legal, reunindo 113 indicadores em 11 temas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Plataforma reúne dados sobre os Estados que compõem a Amazônia Legal. Arte:Reprodução.
Plataforma reúne dados sobre os Estados que compõem a Amazônia Legal. Arte:Reprodução.

SÃO LUÍS - Uma videoconferência foi realizada na manhã desta quarta-feira (24) para tratar do lançamento da plataforma Amazônia Legal em Dados. Com acesso público, a ferramenta permite uma visão integrada dos nove Estados da Amazônia Legal, reunindo 113 indicadores em 11 temas. Os Estados que compõem a Amazônia Legal são: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Acesse aqui

A plataforma traz ainda análises de questões críticas e mostra desafios da região nos últimos 10 anos, além de permitir observações prospectivas, ou seja, como estes indicadores podem evoluir rumo a 2030.

O professor da Ebape/FGV e fellow do Instituto Arapyaú, Francisco Gaetani, abriu o webinário destacando que a disponibilização desses dados deverá servir como ponto de partida para implementação de políticas públicas para promover o desenvolvimento da Amazônia Legal para que ela seja “uma grande vitrine do Brasil para o mundo”, disse.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, um dos painelistas da videoconferência, falou sobre a necessidade de manter a modernização da agricultura e criar meios para a materialização do desenvolvimento sustentável de forma que ações efetivas cheguem aos lares da população.

Para tanto, ele destacou a importância desses dados sobre a região para fundamentar os projetos e também a captação de recursos para aplicação deles.

“Nós estamos ajudando a que realidades sejam melhor apresentadas, mitos sejam desconstruídos. Porque os mitos, neste caso, atrapalham. As mentiras, as fake news atrapalham. E uma plataforma como essa nos ajudará, portanto, nessa capacidade de fazer com que as várias verdades da Amazônia emerjam e, com isso, nós possamos atrair parcerias, atrair aliados à causa do desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil”, afirmou.

Dino também, destacou em outro momento da videoconferência, a necessidade de discussões e esforços internos sobre as questões da Amazônia, no sentido de abri as portas para investimentos privados com o empresariado brasileiro. Ele, contudo, não descartou que é importante também buscar fundos internacionais que visem gerar qualidade de vida na região amazônica.

A plataforma foi apresentada por Gustavo Morelli, sócio-diretor da Macroplan. O webinário foi mediado por Karen de Sousa, com comentários de Simão Jatene, economista, ex-secretário de Planejamento e ex-governador do Pará; e de Tatiana Schor, secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.

A seguir, alguns dados e desafios do Maranhão.

Educação

Analfabetismo

Em 2019, os Estados da Amazônia Legal apresentaram muita variação em termos de taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais. O menor percentual é observado no Amapá com 5,3%, enquanto o Maranhão, tem quase o triplo de analfabetismo, 15,2%.

Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.
Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.

Meio Ambiente

Desmatamento

Do total de 421,2 hectares desmatados registrados em 2020 no Maranhão, 450,7% ocorreram em 15 municípios do Estado, sendo que 268,7% foram em 5 deles. Entre os 217 municípios do estado, o desmatamento se deu de forma mais expressiva em Balsas, com 437,3 hectares, e de menos expressiva em São José dos Basílios, com 0,1 hectare. Em 2020, no Maranhão houve queda de 64% na taxa de desmatamento em relação a 2010.

Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.
Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.

Queimadas

Maranhão teve 16.817 focos de queimada em 2020. Nos demais estados da Amazônia Legal, foram 138.151 focos registrados nesse mesmo ano. Entre 2010 e 2020, os focos de queimadas caíram 53,6% no estado. Esta variação foi superior a do resto do país, e superior a observada nos demais estados da Amazônia Legal. No período, o maior número de focos de queimadas ocorreu em 2010 (36.277).

Desenvolvimento social

Pobreza

O percentual de pobres varia muito entre os Estados da região da Amazônia Legal. O Maranhão é o Estado com maior índice de pobreza da região e entre as 27 unidades da federação, com mais da metade da população com renda abaixo da linha de pobreza. No outro extremo, Mato Grosso tem um dos menores índices do país.

Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.
Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.

Jovens Nem-nem-nem

O percentual de jovens nem-nem-nem, em 2019, variou de 12,3% no Mato Grosso a 27,5% no Maranhão. Em quatro dos nove Estados da região da Amazônia Legal, mais de um a cada cinco jovens de 15 a 29 anos não trabalhavam, nem estudavam, nem procuravam trabalho em 2019.

Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.
Arte: Reprodução/Amazônia Legal em Dados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.