Especialista afirma:

Período chuvoso facilita transmissão da Covid-19; paradas se tornam locais mais favoráveis

"Transmissão é facilitada pela existência de aglomeração, pela ausência de distanciamento", explica infectologista.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04

SÃO LUÍS – O dia amanheceu com chuva na capital, e a previsão meteorológica aponta uma quarta-feira de sol com algumas nuvens, em que chove rápido durante o dia e à noite. As temperaturas variam entre 24°C e 32° C hoje em São Luís.

Historicamente, a Grande São Luís registra chuvas no início de cada ano. Em 2021, com a pandemia da Covid-19, este período chuvoso requer mais atenção. O Imirante.com ouviu a infectologista Maria dos Remédios que afirma que a chuva pode influenciar na disseminação do coronavírus. “Porque durante o período chuvoso as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados, o que facilita a transmissão do SARS COV-2”, afirmou a médica.

Leia mais:

Bairro com mais infectados pela Covid-19 registra quase 100 novos casos em um mês

Infectologistas ouvidos pelo Imirante avaliam necessidade de lockdown no MA

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: veja perguntas e respostas

Novo coronavírus: 20 casos suspeitos de variante são investigados no Maranhão

No corre-corre para tentar não se molhar, as pessoas tendem a se aglomerar em abrigos. As paradas de ônibus e os próprios coletivos, por exemplo, se tornam ambientes ainda mais favoráveis à propagação do coronavírus em dias de chuva. “A transmissão é facilitada pela existência de aglomeração, pela ausência de distanciamento físico de pelo menos um metro e meio entre as pessoas e pelo não uso de máscara”, disse.

Todos os dias, seja de sol ou de chuva, são constantes as aglomerações dentro dos ônibus nos horário de pico, quando muita gente se descola para o trabalho, principalmente.

Vale reforçar que, enquanto a vacinação é voltada apenas aos grupos prioritários e que a doses chegam em baixas quantidades, devemos estar sempre atentos à higiene das mãos com álcool gel ou com água e sabão. Além disso, é necessário manter o distanciamento físico, evitar aglomerações e usar máscaras. De preferência, a máscara N95, segundo a infectologista

“Na falta desta, a máscara cirúrgica, e a terceira opção é a máscara de tecido. A máscara deve cobrir todo o nariz, a boca e o queixo, ou seja, precisa ter o tamanho adequado ao tamanho do rosto da pessoa. Essas medidas nos protegem não só de contrair o SARS COV-2, mas também nos protege de outras viroses sazonais. Além disso, a máscara pode evitar a transmissão do SARS COV-2 e também as formas graves da Covid-19, já que a gravidade da doença está relacionada à quantidade de vírus a que a pessoa é exposta”, explicou.

Além disso, a nova cepa do coronavírus de Manaus que já está circulando no Maranhão é mais transmissível e mais agressiva e, por isso, também a doutora Maria dos Remédios recomenda o uso da máscara N95.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.