Vacina Covid-19

Iniciada distribuição da segunda dose da CoronaVac aos municípios maranhenses

Vacinação nos municípios, para a segunda dose da CoronaVac, está prevista para começar na segunda-feira (8).

Imirante.com, com informações da Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Imunizantes fazem parte da reserva técnica disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para garantir o ciclo completo de vacinação.
Imunizantes fazem parte da reserva técnica disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para garantir o ciclo completo de vacinação. (Foto: Márcio Sampaio)

SÃO LUÍS - A segunda dose da vacina CoronaVac já está sendo distribuída nos municípios maranhenses. Ao todo, 78.223 doses estão sendo encaminhadas, desde segunda-feira (1º), para as Regionais de Saúde que, assim como na primeira etapa, farão a distribuição aos 217 municípios do Maranhão. Os imunizantes fazem parte da reserva técnica disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para garantir o ciclo completo de vacinação.

Saiba mais:

Ministério confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

Insumos para a CoronaVac devem chegar até o dia 3 de fevereiro​

Maranhão deve receber mais de 160 mil doses da CoronaVac​

As duas aplicações são necessárias para que o imunizante faça o efeito esperado. A vacinação nos municípios, para a segunda dose da CoronaVac, está prevista para começar na segunda-feira (8).

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa Pereira, o mesmo esquema de logística e segurança adotado na distribuição das primeiras doses está sendo executado nesta segunda fase.

“O objetivo é garantir que os imunizantes cheguem o mais rápido possível às Regionais de Saúde e, consequentemente, aos municípios maranhenses. Por isso, através de parceria com o CTA, estamos encaminhando as doses para as Regionais de Saúde e para alguns municípios de difícil acesso. Nas localidades mais próximas, o transporte é por via terrestre. Esperamos que até o final da semana todos os municípios do estado já tenham recebido suas vacinas”, destaca Tayara Costa.

A superintendente destaca ainda a importância de os municípios continuarem articulando para que o público que tomou a primeira dose tome também a segunda, cujo intervalo entre uma e outra é de duas a quatro semanas.

“Apenas quem tomou a primeira dose da Covonavac deverá tomar a segunda dose da mesma vacina. Ao mesmo tempo, também está sendo enviada a primeira dose da vacina AstraZeneca, que só terá a sua
segunda dose aplicada após 12 semanas”, pontua a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa.

Das 19 Regionais de Saúde, 11 já receberam os imunizantes, Pinheiro, Chapadinha, Santa Inês, Zé Doca, Bacabal, Codó, Rosário, Itapecuru, Balsas, Barra do Corda e Pedreiras.

Na Regional de Saúde de Balsas, assim que chegaram, as vacinas começaram a ser encaminhadas aos municípios. “Recebemos nesta segunda as doses e, imediatamente, iniciamos a distribuição para os 13 municípios da Região de Saúde de Balsas, que já estão prontos para iniciar a aplicação da segunda dose da vacina de acordo com os planos Municipais, Estadual e Nacional de Vacinação”, afirma Giltarlã Araújo Lima, gestor da Regional de Saúde de Balsas.

Vacinação no Maranhão

A vacinação contra a Covid-19 no Maranhão teve início na noite do dia 19 de janeiro, em cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, em São Luís. As cinco primeiras doses da imunização foram aplicadas em profissionais da saúde da rede estadual e indígenas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina CoronaVac e o Ministério da Saúde enviar pouco mais de 164 mil doses para o Maranhão.

A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Maranhão foi Egle Maia Sousa, de 46 anos, que é técnica de enfermagem no Hospital Carlos Macieira, um dos principais centros de referência no tratamento do coronavírus no estado. Em seguida, foram imunizados: Fabiana Guajajara, indígena da Aldeia Arariboia; Conceição de Azevedo, médica infectologista do Hospital Presidente Vargas; Henrique Novaes Sobrinho, fisioterapeuta do Hospital Carlos Macieira; e Sônia de Matos, enfermeira do Hospital Genésio Rêgo.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado, na noite dessa terça-feira (2), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 4.719 mortes e 208.198 casos confirmados do de Covid-19.

De acordo com a SES, foram contabilizados 11 óbitos e 549 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 101 na Grande Ilha de São Luís, 19 em Imperatriz e 429 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,26%.

O relatório da SES aponta que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. São Luís (28.248), Imperatriz (9.183), Balsas (7.216), Caxias (5.979), Timon (5.325), Santa Inês (5.074), Barra do Corda (4.085), Zé Doca (3.907), Açailândia (3.821) e Bacabal (3.738) são as dez cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.