Covid-19

Pessoas de 50 a 59 anos já podem fazer teste da Covid-19 no sistema drive-thru em São Luís

Testagem é realizada em tendas instaladas no Parque do Rangedor, no bairro Calhau, das 8h às 16h.

Imirante.com, com informações da Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Testagem segue sendo oferecida por tempo indeterminado.
Testagem segue sendo oferecida por tempo indeterminado. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Desde essa quarta-feira (27), o sistema drive-thru de teste para Covid-19, disponibilizado em São Luís pelo Governo do Estado, passou a atender um novo público: pessoas de 50 a 59 anos de idade. Ainda assim, idosos acima de 60 anos e gestantes permanecem como público-alvo. A testagem segue sendo oferecida por tempo indeterminado.

Leia também:

Profissionais de saúde entre 35 e 39 anos nascidos de janeiro e março vacinam hoje

Tire as suas dúvidas sobre a vacinação contra o coronavírus no Maranhão​

Maranhão prioriza pacientes oncológicos e em diálise na vacinação

As três tendas estão instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, no bairro Calhau, e o atendimento está disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h, com a participação de 30 profissionais de saúde por dia. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testar novamente.

“De acordo com dados das nossas unidades de saúde, esse público de pessoas acima de 50 anos tem tido mais contato com a doença e é bom evitar os riscos de complicações. É um público em idade muito ativa ainda, que estão saindo à rua. Por isso, o poder público estadual decidiu ampliar a cobertura da testagem”, explicou Lícia Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru.

Dona Rosalice Viegas de Carvalho, de 57 anos, foi uma das primeiras pessoas a comparecer ao drive na manhã desta quarta-feira (27) para realizar o teste e agradeceu a oportunidade. “Achei uma ótima iniciativa, porque, às vezes, a pessoa a partir dos 50 anos também já faz parte do grupo de risco devido a doenças como hipertensão, diabetes entre outras e não tínhamos essa oportunidade como agora. Realmente acho muito importante essa inclusão”, afirmou.

O que é preciso levar?

Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante.

Vacinação no Maranhão

A vacinação contra a Covid-19 no Maranhão teve início na noite do dia 19 de janeiro, em cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, em São Luís. As cinco primeiras doses da imunização foram aplicadas em profissionais da saúde da rede estadual e indígenas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina CoronaVac e o Ministério da Saúde enviar pouco mais de 164 mil doses para o Maranhão.

A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Maranhão foi Egle Maia Sousa, de 46 anos, que é técnica de enfermagem no Hospital Carlos Macieira, um dos principais centros de referência no tratamento do coronavírus no estado. Em seguida, foram imunizados: Fabiana Guajajara, indígena da Aldeia Arariboia; Conceição de Azevedo, médica infectologista do Hospital Presidente Vargas; Henrique Novaes Sobrinho, fisioterapeuta do Hospital Carlos Macieira; e Sônia de Matos, enfermeira do Hospital Genésio Rêgo.

Quais são os grupos que estão recebendo a vacina agora no Maranhão?

O Ministério da Saúde definiu que a primeira etapa da fase 1 de vacinação inclui os seguintes grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais em asilos e pessoas com deficiência em asilos, indígena aldeado em terra demarcada e profissional da saúde da linha de frente de combate à Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde também pactuaram a vacinação de pacientes dialíticos e pacientes oncológicos que estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia. A vacinação desses pacientes é uma opção dos municípios, que precisam exigir laudo e liberação médica para a imunização do paciente.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico, que foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite dessa quarta-feira (27), o Maranhão tem 206.290 casos confirmados e 4.662 mortes por Covid-19.

O relatório da SES aponta que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. As dez cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus são São Luís (27.826), Imperatriz (9.078), Balsas (7.211), Caxias (5.890), Timon (5.286), Santa Inês (5.031), Barra do Corda (4.085), Zé Doca (3.890), Açailândia (3.791) e Bacabal (3.723).

Desde o início do monitoramento no Maranhão, a SES já analisou 582.869 casos de possível infecção pelo novo coronavírus e fez 500.135 testes para diagnóstico. São 4.662 óbitos, 194.709 recuperações e 6.919 casos ativos, além de 967 casos suspeitos e 375.612 casos descartados. A metodologia do Ministério da Saúde contabiliza mortes e pacientes curados entre os casos confirmados da Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.