SÃO LUÍS - Uma tartaruga foi achada morta, na manhã deste domingo (10), na praia de São Marcos, em São Luís.
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) a espécie do animal encontrado na praia é a Caretta caretta, também conhecida como “tartaruga cabeçuda”, muito comum no Maranhão.
Ainda de acordo com Sema, as causas da morte do animal ainda não foram identificadas.
Tartaruga cabeçuda
A tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta) também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartaruga marinha pertencente à família Cheloniidae. Ela habita no oceano Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mediterrâneo.
Atualmente é a única espécie do gênero Caretta e passa a maior parte da sua vida em habitats marinhos e estuarinos, e as fêmeas só vêm à praia para desovar. O seu potencial de reprodução é extremamente baixo. As fêmeas põem em média quatro ninhadas de ovos e posteriormente passam por um período de aquiescência no qual não põem ovos durante dois ou três anos. A tartaruga-marinha-comum atinge a maturidade sexual entre os 17 e os 33 anos e a sua expectativa de vida é de 47 a 67 anos.
Saiba Mais
- Maranhão está entre unidades de conservação mais populosas do país
- COP30: Brasil não está “maquiando” Belém, diz Tereza Campello
- Corte define que enfrentar crise climática é obrigação dos países
- Fundo Amazônia bate recorde ao destinar mais de R$ 1 bilhão em 2025
- COP30 apresenta o quarto ciclo de propostas para negociações globais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.