Meio ambiente

Tartaruga é encontrada morta na praia de São Marcos em São Luís

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), as causas da morte do animal ainda não foram identificadas.
Imirante.com, com informações da TV Mirante11/01/2021 às 08h38
Tartaruga é encontrada morta na praia de São Marcos em São LuísTartaruga foi encontrada por banhistas. (Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Uma tartaruga foi achada morta, na manhã deste domingo (10), na praia de São Marcos, em São Luís.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) a espécie do animal encontrado na praia é a Caretta caretta, também conhecida como “tartaruga cabeçuda”, muito comum no Maranhão.

Ainda de acordo com Sema, as causas da morte do animal ainda não foram identificadas.

Tartaruga cabeçuda

A tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta) também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartaruga marinha pertencente à família Cheloniidae. Ela habita no oceano Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mediterrâneo.

Atualmente é a única espécie do gênero Caretta e passa a maior parte da sua vida em habitats marinhos e estuarinos, e as fêmeas só vêm à praia para desovar. O seu potencial de reprodução é extremamente baixo. As fêmeas põem em média quatro ninhadas de ovos e posteriormente passam por um período de aquiescência no qual não põem ovos durante dois ou três anos. A tartaruga-marinha-comum atinge a maturidade sexual entre os 17 e os 33 anos e a sua expectativa de vida é de 47 a 67 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.