Eleições 2020

TSE: eleitor deve baixar aplicativo para justificativa até amanhã

No domingo (29), dia da votação do 2º turno, o e-Título não estará habilitado.

André Richter/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A medida foi tomada para evitar a instabilidade do aplicativo.
A medida foi tomada para evitar a instabilidade do aplicativo. ( Foto: Reprodução / Internet)

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relembrou, nesta sexta-feira (27), que o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título (Google Play e App Store) até as 23h59 deste sábado (28), para realizar a justificativa eleitoral. O cadastro para habilitar o dispositivo também deve ser feito no mesmo dia.

A medida foi tomada para evitar a instabilidade do aplicativo. No primeiro turno, devido ao grande número de acessos simultâneos, eleitores tiveram dificuldade para realizar o processo de justificativa por não comparecem à seção eleitoral. O procedimento é necessário porque o voto é obrigatório para a maioria da população.

Segundo o TSE, no domingo (29), dia da votação, o e-Título poderá ser baixado nas lojas virtuais de aplicativos, mas a habilitação para uso da ferramenta não estará disponível. O app voltará ao funcionamento normal na segunda-feira (30).

Além da justificativa, o eleitor que baixar o aplicativo poderá checar seu local de votação e usá-lo na ausência de documento oficial com foto.

No domingo, eleitores de 57 municípios voltam às urnas para o segundo turno das eleições municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.