Programa Conecta

Dimensão Engenharia investe na preparação de estudantes da rede pública para o Enem

Programa Conecta, que é apadrinhado pela Dimensão Engenharia, disponibiliza aos estudantes acesso a um curso de redação e matemática.

Publipost / Grupo Dimensão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
O presidente do Grupo Dimensão, Antônio Barbosa, prestigiou o encontro presencial do programa Conecta. (Foto: André Nadler / Imirante.com)
O presidente do Grupo Dimensão, Antônio Barbosa, prestigiou o encontro presencial do programa Conecta. (Foto: André Nadler / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Foi realizado, na tarde do último sábado (7), em São Luís, o primeiro encontro presencial do Conecta, um programa de inclusão universitária que ajuda estudantes da rede pública a se prepararem para o vestibular. O programa é uma idealização dos professores Nazaré Martins e Leonardo Lima, do curso Exclama. Quem prestigiou o encontro foi Antônio Barbosa de Alencar, presidente do Grupo Dimensão.

A educação foi uma das áreas mais atingidas pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em todo o país, instituições de ensino públicas e privadas precisaram suspender as aulas presenciais, e o ensino remoto se tornou a principal alternativa para driblar as dificuldades, impostas pelo momento, no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, especialmente aqueles que se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Durante a pandemia, além de não poderem irem às escolas, os estudantes, principalmente os da rede pública, também precisaram superar obstáculos, como a falta de acesso a internet e, até mesmo, falta de professores que ministrem as aulas remotas.

Conecta

Pensando nisso, o curso Exclama idealizou e está executando o programa Conecta, que é voltado para estudantes da rede pública, sendo totalmente gratuito, dando oportunidade para que esses alunos se preparem para as principais provas de vestibular do país e, posteriormente, ingressem em um curso superior.

De acordo com o professor Leonardo Lima, do curso Exclama, a ideia de criar o programa Conecta nasce a partir de uma sensibilização diante dos dados de que estudantes da rede pública de ensino estavam sem aulas e precisavam focar nos estudos, principalmente aqueles das séries finais do ensino médio.

Ainda segundo o professor Leonardo, o Conecta oferece aos alunos a mesma qualidade de ensino proporcionada pelo Exclama aos estudantes da rede privada. “Quando você aprova um aluno da rede pública no vestibular, você sabe que a mudança não é só individual, mas a mudança é em toda a construção de uma família, de uma realidade. É a quebra de um ciclo que vinha caminhando de forma desigual e começa a melhorar a situação de vida das pessoas”, diz o professor.

Parcerias

Segundo a professora Nazaré Martins, também do curso Exclama, o programa Conecta é formado por parcerias, em que empresas, como o Grupo Dimensão, e pessoas da sociedade investem financeiramente na preparação desses estudantes da rede pública para os vestibulares. “No primeiro momento, nós achávamos um pouco difícil. Mas quando nós começamos a anunciar, a sociedade começou a apadrinhar cada aluno. Têm padrinhos que chegam a adotar 20 alunos, outros cinco, alguns só um. Em suma, é a solidariedade voltada para esse momento de pandemia. Nós estamos felizes com esse resultado, pois é isso que nós precisamos na nossa sociedade hoje, que é a valorização da educação”, afirma a professora.

Antônio Barbosa e Valdirene Paulino, do Grupo Dimensão, ao lado dos professores Nazaré Martins e Leonardo Lima, do curso Exclama. (Foto: André Nadler / Imirante.com)
Antônio Barbosa e Valdirene Paulino, do Grupo Dimensão, ao lado dos professores Nazaré Martins e Leonardo Lima, do curso Exclama. (Foto: André Nadler / Imirante.com)

Gratidão

Um dos participantes do Conecta é o estudante Júlio César Santos, que almeja uma vaga no curso de Direito. Ele conta que logo que ficou sabendo do programa, decidiu se inscrever e garantir sua vaga para se preparar para o vestibular. “Estou me dedicando a cada dia para poder alcançar meu objetivo, que é conseguir aprovação”, conta.

Já a estudante Rebeca Lopes, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio e é participante do Conecta, avalia como muito importante iniciativas de empresas privadas, como o Grupo Dimensão, de apoiar e incentivar os jovens na preparação para os vestibulares. “O que o Grupo Dimensão está fazendo por nós é de grande importância, eu acho muito interessante e muito bom para que possamos ter acesso a universidade e futuramente ajudar as pessoas”, garante a estudante.

Exemplo e atualidade

Como programação do Conecta, também no sábado (7), a juíza de direito da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, Dra. Mirella Cezar Freitas, que também é ex-aluna do curso Exclama, deu uma palestra aos estudantes que estavam acompanhando pela internet, em que abordou o tema ‘cultura do estupro’, pauta atual e que vem sido debatida em todas as esferas da sociedade.

Segundo a juíza de direito, a oportunidade de estar conversando com os estudantes é de grande valor, pois são eles os responsáveis por construírem o futuro e modificarem a cultura e a realidade em que vivemos. “Eu entendo que é um papel fundamental de todos nós de prestarmos conta daquilo que recebemos, da educação que recebemos e, também, compartilhar isso com essa nova geração”, afirma a magistrada.

Grupo Dimensão de mãos dadas com o social

O Grupo Dimensão é um dos grandes parceiros do programa Conecta. Por isso, Antônio Barbosa de Alencar, presidente da Dimensão, e sua esposa, Valdirene Paulino, que também é diretora comercial do grupo, fizeram questão de prestigiar o primeiro encontro presencial com os estudantes do Conecta, que foi realizado nas dependências do Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem (Idea), no bairro Calhau, em São Luís.

Para Antônio Barbosa, ser parceiro do programa Conecta é motivo de orgulho e satisfação, pois esses estudantes têm um importante papel na sociedade e para o futuro dela. “Para nós é uma alegria, pois estamos fazendo alguma coisa pelo social, sabendo que nós fazemos parte de uma sociedade muito sacrificada, muito competitiva. Então, esse aluno da rede pública, que está se preparando para o Enem, precisa desse apoio. Nós da Dimensão Engenharia nos sentimos muito felizes e privilegiados em poder fazer parte desse projeto”, diz o presidente do Grupo Dimensão.

Antônio Barbosa, presidente do Grupo Dimensão, e Valdirene Paulino, diretora comercial do Grupo Dimensão. (Foto: André Nadler / Imirante.com)
Antônio Barbosa, presidente do Grupo Dimensão, e Valdirene Paulino, diretora comercial do Grupo Dimensão. (Foto: André Nadler / Imirante.com)

Valdirene Paulino afirma que para o Grupo Dimensão é uma honra muito grande fazer parte do programa Conecta. Segundo ela, a vontade de ajudar já faz parte do DNA da empresa. A diretora comercial do grupo diz que em todas as comunidades onde a Dimensão Engenharia constrói algum empreendimento eles sempre buscam levar algum valor social para aquele lugar. “Com relação ao Conecta, nós estamos mais sendo ajudados do que ajudando, de tão incrível que é essa possibilidade de ajudar esses meninos e meninas a ter uma chance no mercado tão competitivo que é hoje”, avalia.

Grupo Dimensão

O Grupo Dimensão tem 28 anos e reúne empresas nas áreas de construção civil (Dimensão Engenharia), infraestrutura e logística, indústria e distribuição de aço, indústria de PVC e prestação de serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.