Reconhecimento

Alema confere título de Cidadão Maranhense ao empresário Antônio Barbosa

Antônio Barbosa, presidente do Conselho do Grupo Dimensão, vive no Maranhão há 40 anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Publipost / Grupo Dimensão

Atualizada em 20/07/2022 às 17h16
Antônio Barbosa recebe das mãos do deputado estadual Yglésio Moysés o título de Cidadão Maranhense. (Foto: 9D Studio)
Antônio Barbosa recebe das mãos do deputado estadual Yglésio Moysés o título de Cidadão Maranhense. (Foto: 9D Studio)

SÃO LUÍS – O empresário e presidente do Conselho do Grupo Dimensão, Antônio Barbosa, recebeu, na última sexta-feira (15), o título de Cidadão Maranhense. A solenidade foi realizada no Plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís, e contou com a participação de familiares e amigos do empresário, além de autoridades locais.

A sessão, que conferiu o título ao empresário, foi presidida pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PSB), atendendo ao Projeto de Resolução Legislativa nº 006/2022, de autoria do próprio deputado. Integraram a mesa, o deputado Yglésio Moyses; Edilson Baldez, engenheiro e presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema); Fábio Nahuz, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA); Danivan Borges Lacerda, superintendente estadual do Banco do Nordeste e Francisco Teixeira, superintende do Banco Daycoval. Também estiveram presentes na cerimônia  os gerentes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Antônio Barbosa ao lado de representantes das classes da construção civil e bancária durante a solenidade. (Foto: 9D Studio)
Antônio Barbosa ao lado de representantes das classes da construção civil e bancária durante a solenidade. (Foto: 9D Studio)

Agradecimento

Durante a solenidade, o empresário Antônio Barbosa, que é natural de Quixadá, no Ceará, agradeceu a honraria e disse estar feliz e agradecido pelo título conferido pela Alema. Barbosa também agradeceu à sociedade maranhense pela oportunidade de estar no Estado há 40 anos trabalhando em prol de toda a população, especificamente no ramo da construção civil, gerando emprego, renda e realizando sonhos.

“Estou agradecido e realizado. Gostaria de agradecer a sociedade maranhense por ter me dado a oportunidade de estar aqui hoje. Já são 40 anos no Maranhão. Quarenta anos é uma vida, mas é uma vida realizada. E esse momento para mim é muito único. Estou muito feliz e grato por esse reconhecimento”, afirmou Antônio Barbosa, durante a solenidade de entrega do título.

O Grupo Dimensão é um dos grandes nomes do ramo da construção civil no Maranhão. Fundada em 1992, a Dimensão Engenharia, primeira empresa do grupo, já entregou mais de 30 mil unidades habitacionais ao longo de 30 anos. Além disso, as empresas do grupo também têm um enorme legado na geração de emprego e renda para a população maranhense.

“Nós somos um grupo de empresas e começamos na construção civil. Hoje, trabalhamos em muitas outras áreas. Geramos muitos empregos direitos e indiretos. Tenho muita consideração por cada um dos nossos colaboradores. Gerar empregos para mim é uma obrigação. Eu me sinto realizado no que faço e feliz por estar aqui no Maranhão fazendo tudo isso”, diz Antônio Barbosa.

Quem esteve presente na solenidade de entrega do título de Cidadão Maranhense ao empresário foi Edilson Baldez, presidente da Fiema, que pontuou a contribuição de Antônio Barbosa no desenvolvimento do Maranhão e na redução do déficit habitacional do Estado.

“Eu conheço Barbosa desde que ele chegou aqui no Maranhão. Ele trabalhava em uma empresa, depois criou o seu próprio negócio e hoje é um empresário de sucesso. É um homem que contribuiu, e continua contribuindo, para o desenvolvimento do nosso Estado, por meio da construção civil. Nada mais justo do que esse reconhecimento por esse grande trabalho, por esse grande homem, aqui no Maranhão. E nós estamos aqui, em nome da Fiema, para prestigiar, para agradecer e dizer que o Maranhão o recebe com muita alegria e que ele possa continuar a contribuir para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou o presidente da Fiema.

Familiares e autoridades prestigiaram a solenidade de entrega do título ao empresário. (Foto: 9D Studio)
Familiares e autoridades prestigiaram a solenidade de entrega do título ao empresário. (Foto: 9D Studio)

Trajetória

Natural da cidade de Quixadá, no Ceará, Antônio Barbosa de Alencar é o terceiro de 10 filhos de Raimundo Barbosa, comerciante cearense que chegou a Fortaleza em 1963. Durante a infância, Antônio dividiu seu tempo entre os estudos, trabalho e esporte.

Aos 15 anos, Antônio Barbosa assumiu seu primeiro emprego em uma fábrica de redes, local onde chegou a ocupar o cargo de gerente de produção. Formado em Administração, pela Faculdade Wenceslau Braz, em 1977 começou a trabalhar em uma empresa de construção civil, onde permaneceu por 15 anos.

Chegou ao Maranhão em 1982. Apaixonado pelo ramo da construção civil, fundou em 1992 a Dimensão Engenharia e Construções LTDA, em que seu espírito empreendedor ganhou destaque nos segmentos sociais C e D. Em 2008, fundou a construtora Saga Engenharia, Posto Gazzoo e Total Ferro, empresas que nasceram fruto dos lucros da Dimensão Engenharia, com o intuito de diversificar os negócios e, em seguida, criar um grupo econômico.

Em 2014, Barbosa fundou a Dimensão Aços Planos. Após dois anos de implementação desse novo negócio, foi construída uma moderna fábrica de beneficiamento de aços, localizada no Distrito Industrial de São Luís, empregando mais de 500 pessoas. Ainda em 2014, Barbosa adquiriu as empresas da Aço Maranhão, que junto com a Dimensão Indústria de Forros, viabilizou a formalização e criação do Grupo Dimensão.

Unidades habitacionais

Até o ano de 2021, a Dimensão Engenharia já entregou mais de 30 mil unidades residenciais e comerciais, empregando por mês cerca de 2 mil colaboradores diretos.

Vida

Antônio Barbosa é pai de quatro filhos: Marcello Alencar, Murillo Alencar, Mirella Alencar e Davi Alencar. O empresário considera a família a base de tudo, sendo essencial para o seu sucesso. A vida do mais novo cidadão maranhense é pautada em dedicação, empenho e amor pelo que faz todos os dias.

Veja o vídeo abaixo:

Vídeo: 9D Studio

Antônio Barbosa recebe título de Cidadão Maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.