Comemoração

Tribunal de Justiça do Maranhão comemora 207 anos de existência

Aniversário é celebrado nesta quarta-feira (4).

Divulgação / TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, situado no Centro Histórico da capital maranhense.
Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, situado no Centro Histórico da capital maranhense. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) comemora nesta quarta-feira (4), 207 anos de existência. Para celebrar a data, o presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, fez um pronunciamento distinguindo a instituição como um fator fundamental para a garantia e afirmação da Justiça em sua plenitude.

“Há 207 anos começava a ser escrita a história da Corte Estadual de Justiça, que nesta data comemora o privilégio de uma existência prolongada e do estrito cumprimento de suas funções, fortalecendo o seu papel na sociedade, reforçando os laços que constituem a razão da sua própria existência”, assinalou.

Ele afirmou que na maturidade de seus 207 anos, o Tribunal de Justiça não perde o sonho por mudanças e que pautado pela melhor prestação de serviços à sociedade avança a passos largos em um constante processo de inovação e modernização, com significativos investimentos para fortalecer e dinamizar a Justiça.

“Estamos nos adiantando no tempo. Somos hoje um Tribunal que se inova e se renova, inspirado na experiência e no aprendizado do passado, com os pés firmes no presente e os olhos voltados ao futuro, firme na missão de realizar Justiça”, frisou.

História

A terceira Corte de Justiça mais antiga do Brasil, o “Tribunal da Relação do Maranhão” – criado em 1811, pela resolução do Rei D. João VI de Portugal, que jurisdicionava do Ceará ao Amazonas – foi instalado em 4 de novembro de 1813.

Após instalado, o “Tribunal da Relação do Maranhão” teve como chanceler Antonio Rodrigues Veloso, na antiga Casa de Câmara e Senado, atual sede da Prefeitura Municipal de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.