SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) comemora nesta quarta-feira (4), 207 anos de existência. Para celebrar a data, o presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, fez um pronunciamento distinguindo a instituição como um fator fundamental para a garantia e afirmação da Justiça em sua plenitude.
“Há 207 anos começava a ser escrita a história da Corte Estadual de Justiça, que nesta data comemora o privilégio de uma existência prolongada e do estrito cumprimento de suas funções, fortalecendo o seu papel na sociedade, reforçando os laços que constituem a razão da sua própria existência”, assinalou.
Ele afirmou que na maturidade de seus 207 anos, o Tribunal de Justiça não perde o sonho por mudanças e que pautado pela melhor prestação de serviços à sociedade avança a passos largos em um constante processo de inovação e modernização, com significativos investimentos para fortalecer e dinamizar a Justiça.
“Estamos nos adiantando no tempo. Somos hoje um Tribunal que se inova e se renova, inspirado na experiência e no aprendizado do passado, com os pés firmes no presente e os olhos voltados ao futuro, firme na missão de realizar Justiça”, frisou.
História
A terceira Corte de Justiça mais antiga do Brasil, o “Tribunal da Relação do Maranhão” – criado em 1811, pela resolução do Rei D. João VI de Portugal, que jurisdicionava do Ceará ao Amazonas – foi instalado em 4 de novembro de 1813.
Após instalado, o “Tribunal da Relação do Maranhão” teve como chanceler Antonio Rodrigues Veloso, na antiga Casa de Câmara e Senado, atual sede da Prefeitura Municipal de São Luís.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.