Novo coronavírus

Três casos de reinfecção por Covid-19 são investigados pela SES no Maranhão

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), as suspeitas foram comunicadas a ele nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que investiga os casos.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Flávio Dino (PCdoB) concedeu entrevista coletiva virtual, na manhã desta sexta-feira (9)
Flávio Dino (PCdoB) concedeu entrevista coletiva virtual, na manhã desta sexta-feira (9) (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Três casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 estão sendo investigados no Maranhão. A informação foi dada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista coletiva, realizada na manhã desta sexta-feira (9), em São Luís.

Saiba mais:

Secretário estadual de Saúde do Maranhão testa positivo para a Covid-19

Segundo informou Flávio Dino, as suspeitas foram comunicadas a ele nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que investiga os casos.

Posteriormente à coletiva, a SES informou que está monitorando três casos de possível reinfecção por Covid-19. Ainda segundo a secretaria, trata-se de pessoa do sexo masculino, 46 anos, e outras duas do sexo feminino, 30 e 42 anos, todos residentes de São Luís, com sintomas leves e em isolamento domiciliar.

A SES também disse que, dos três casos, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) recebeu duas amostras que estão sendo enviadas ao Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para análise de sequenciamento do material genético viral.

"Nós temos três casos já confirmados de hipotética reinfecção. Esses casos estão sob análise, porque como eu digo, é preciso analisar as circunstâncias. O que quero dizer é que são pessoas que tiveram o teste positivo, há vários meses atrás e estiveram portanto doentes, ficaram boas e depois trabalharam por quatro, cinco, seis meses e, agora, testaram positivo novamente", disse o governador.

Durante a coletiva, Flávio Dino comentou sobre o diagnóstico positivo para Covid-19 do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. Ele disse que o secretário está afastado das suas atividades e, que até o fim da licença médica, a subsecretária de Saúde, Carla Trindade, assume a pasta.

"Tivemos agora o anúncio pelo senhor secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, que ele próprio, fazendo acompanhamento de rotina, está positivo para o coronavírus. Ou seja, nós temos na própria equipe da Secretaria de Saúde e entre os profissionais de saúde, a ocorrência de casos", afirmou Dino.

Ampliação da rede de saúde

Dino afirmou, ainda durante coletiva, que deve continuar ampliando a oferta de atendimentos na rede estadual de saúde para casos de Covid-19. Além disso, ele anunciou que o estado deve retomar a oferta de testes rápidos pelo sistema drive-thru para idosos e gestantes em São Luís.

"Estamos ampliando a rede estadual de saúde ainda mais. Lembro que nós fizemos no auge da pandemia, ou seja meses de abril, maio e junho, nós fizemos 13 entregas em 12 semanas. Portanto, mais de uma entrega por semana. E nós mantemos essa ideia de ampliação da rede, que serve para outros casos, mas pensando no coronavírus, na ocorrência da Covid-19", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.