Titular da SES

Secretário estadual de Saúde do Maranhão testa positivo para a Covid-19

O secretário Carlos Lula afirmou que está assintomático e que, durante o período de isolamento domiciliar, vai realizar as atividades da Secretaria virtualmente.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o secretário da SES, ele está assintomático.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o secretário da SES, ele está assintomático. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, anunciou, por meio das redes sociais, que testou positivo para a Covid-19.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o secretário da SES, ele está assintomático.

“Meus amigos, durante testagem de rotina, recebi o diagnóstico positivo para Covid-19. Estou assintomático, mas manterei as medidas preventivas e o isolamento durante o período recomendado”, informou Carlos, por meio do Twitter.

O secretário afirmou, ainda, que durante o período de isolamento domiciliar, ele vai realizar as atividades da Secretaria virtualmente.

Carlos Lula disse, também, que ora a Deus para que guarde cada um e que a vacina contra a Covid seja logo encontrada.

“Nossa oração é para que Deus continue guardando cada um de nós em suas mãos e que a humanidade logo encontre uma vacina que garanta a imunidade permanente contra essa doença”, declarou o titular da SES.

Aglomeração

No último dia 12 de setembro, o secretário Carlos Lula foi flagrado participando de uma convenção partidária na cidade de Coroatá, no interior do estado. No evento, o secretário estadual de Saúde do Maranhão aparece dançando com políticos, em meio à aglomeração e sem usar máscara.

Saiba mais:

Carlos Lula responsabiliza TRE e MPE sobre fiscalização em convenções

Deputado vai representar Carlos Lula após aglomeração em convenção

Depois da repercussão negativa, Carlos Lula se manifestou, por meio de nota, dizendo que só tirou a máscara para falar e depois do pronunciamento a recolocou. O secretário afirmou, ainda, que participou do evento em caráter pessoal e não institucional.

No Maranhão, o uso de máscara é obrigatório em locais públicos ou privados, onde há circulação de pessoas. A multa para quem não usa pode chegar a R$ 2 mil e a fiscalização é realizada pela Vigilância Sanitária, órgão subordinado a SES.

Coronavírus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou, em boletim divulgado na noite desta quinta-feira (8), que o Maranhão tem 3.838 mortes e 177.584 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a SES, foram contabilizados 10 óbitos e 589 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 108 na Grande Ilha de São Luís, 71 em Imperatriz e 410 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, permanece em 2,16%.

A SES revela ainda que 169.850 pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Maranhão, com 1.286 pacientes infectados pelo novo coronavírus recebendo alta nas últimas 24 horas. Essas pessoas tiveram a recuperação confirmada e foram liberadas atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde, já que passaram 14 dias em isolamento, a contar da data de início dos sintomas, e continuam assintomáticas.

Desde o início do monitoramento no Maranhão, a SES já analisou 399.353 casos de possível infecção pelo novo coronavírus e fez 397.311 testes para diagnóstico. São 3.838 óbitos, 169.850 recuperações e 3.896 casos ativos, além de 4.697 casos suspeitos e 217.072 casos descartados. A metodologia do Ministério da Saúde contabiliza mortes e pacientes curados entre os casos confirmados da Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.