SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou, em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (21), que o projeto-piloto do Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 no Maranhão será feito na próxima quinta-feira (23), no bairro Vila Esperança, em São Luís. O estudo começará a ser realizado em outros 69 municípios maranhenses no próximo dia 27 de julho.
Saiba mais:
Flávio Dino anuncia mapeamento sorológico no combate à subnotificação no Maranhão
Maranhão registra 2.740 mortes e 106.906 casos confirmados do novo coronavírus
Segundo a SES, o objetivo do estudo é investigar a prevalência de anticorpos contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Estado. A pesquisa é coordenada pela SES em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A coletiva contou com a participação do secretário de Estado da saúde, Carlos Lula, do coordenador do inquérito sorológico da SES, Lídio Gonçalves, e da coordenadora de campo do inquérito da UFMA, Luanna Bragança.
De acordo com o secretário Carlos Lula, outro objetivo do estudo é estimar o percentual de assintomáticos infectados, assim como conhecer a extensão de infectados nos municípios.
O inquérito
A SES, por meio do secretário Carlos Lula, informou que o estudo se dará por meio de coleta de sangue em domicílio, que será feito por sorteio, aplicação de questionário, preenchimento de dados por aplicativo, teste sorológico – em que será usada a técnica de Quimiolumiscência –, além da análise das amostras pelo Lacen.
No total, 4.080 pessoas serão acompanhadas no estudo, que será feito por 58 entrevistadores.
Divisão do inquérito
A SES informou que o Estudo Sorológico será feito em quatro etapas, também chamado ‘estrato’. O extrato 1 será realizado nos quatro municípios da Grande Ilha, em que 1.432.529 habitantes participarão da pesquisa. Já o estrato 2 será realizado em 122 municípios tendo 1.516.205 habitantes pesquisados. O estrato 3 será realizado em 85 municípios e contará com a participação de 3.193.525 habitantes. Por fim, o estrato 4 será realizado em seis municípios com 932.922 habitantes participando do estudo. Todos os quatro estratos serão realizados de 27 de julho a 7 de agosto de 2020.
Segundo o Secretário Carlos Lula, a escolha desse tipo de procedimento deve-se ao fato de permitir uma maior certeza da existência ou não da imunidade à Covid-19.
O coordenador do inquérito sorológico da SES, Lídio Gonçalves, disse que o objetivo do plano-piloto, que será realizado nesta quinta-feira (23), no bairro Vila Esperança, em São Luís, é avaliar se a logística que foi desenhada está de acordo. “Mais de 200 pessoas estão envolvidas no estudo. Isso mostra a dimensão que é o inquérito”, disse o Lídio Gonçalves.
Segundo a coordenadora de campo do inquérito da UFMA, Luanna Bragança, a parceria entre a SES, Lacen e UFMA é um esforço coletivo, em pouco tempo, para tentar desenhar e colocar essa pesquisa em campo. “Essa pesquisa foi desenhada para ser realizada em municípios de pequeno, médio e grande porte. Foram contempladas as 19 regionais de saúde do Maranhão. Então, a pesquisa vai trazer dados e informações para saber com está a questão do coronavírus no Estado e também saber como estão as questões sociais e demográficas”, afirma.
Coronavírus no Maranhão
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, na noite dessa segunda-feira (20), o Maranhão tem 106.906 casos confirmados e 2.740 mortes pela Covid-19.
Ainda segundo a SES, 91.442 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, 485 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Saiba Mais
- Veja quem deve tomar vacina contra a Covid-19
- Livro traz relatos de profissionais de linha de frente durante pandemia
- Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
- Covid-19: saiba como fica vacinação de idosos no calendário anual
- Ministério da Saúde distribui 26 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.