Volta às aulas

Rede municipal de São Luís planeja retorno gradual das aulas em setembro

Retorno à sala de aula será gradual, de acordo com as medidas apresentadas pela Semed.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
A ideia é iniciar com alunos maiores, do 8º e 9º ano, e depois do 5º ano fundamental.
A ideia é iniciar com alunos maiores, do 8º e 9º ano, e depois do 5º ano fundamental. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou à Câmara de Vereadores, em audiência pública remota, na manhã dessa quarta-feira (15), as medidas que estão sendo adotadas para a retomada das aulas na rede municipal de ensino da capital.

De acordo com decreto estadual, as atividades presenciais estão liberadas a partir do dia 3 de agosto, nas redes pública e privada, mas as aulas na rede municipal só serão reiniciadas em setembro. As atividades escolares foram suspensas em março em decorrência do novo coronavírus.

Leia mais:

Retorno das aulas começará pelo terceirão com sistema híbrido, diz Flávio Dino

Aulas presenciais no Maranhão poderão retornar a partir de 3 de agosto

Na ocasião, o secretário de Educação, Moacir Feitosa, apresentou o cronograma referente ao reinício das atividades, assim como as medidas sanitárias planejadas pela atual gestão. “Nosso principal objetivo é resguardar a saúde dos estudantes, docentes e demais integrantes do corpo técnico das unidades de ensino”, afirmou.

​De acordo com Feitosa, o retorno à sala de aula será gradual, evitando, assim, aglomerações nas dependências das escolas. “Não podemos abrir as portas para 87 mil alunos de uma vez. Isso não pode acontecer. A ideia é iniciar com alunos maiores, do 8º e 9º ano, e depois do 5º ano fundamental. Ainda iremos definir a porcentagem dos estudantes que retornarão nesse primeiro momento”, disse. A Semed está também firmando parcerias para a realização de teleaulas

O secretário admitiu que os dias letivos não serão suficientes, mas está sendo feito um levantamento das habilidades essenciais para dar continuidade aos estudos e os alunos não deixem de aprender o conteúdo, em acompanhamento constante da pedagogia.

O secretário da Semed anunciou que está sendo providenciado álcool em gel e líquido, em quantidade significativa, para ser colocado na entrada das escolas e nas salas de aula. A secretaria também irá entregar aos alunos, no retorno às aulas, máscaras. Feitosa afirmou que algumas escolas já estão prontas, e no fim de agosto outras devem estar aptas para receber os alunos.

Moacir Feitosa elencou ainda os principais pontos elaborados para garantir total segurança a alunos e demais profissionais envolvidos. “Estamos em fase final de elaboração das diretrizes do protocolo de retorno. Queremos proporcionar uma volta às aulas com segurança máxima e tentar mitigar da melhor forma possível os prejuízos causados pela pandemia. Vamos tentar recuperar o calendário seguindo as diretrizes nacionais, ligando o ano de 2020 a 2021, como será feito em todo o Brasil”, pontuou.

As diretrizes de volta às aulas devem ser apresentadas ainda de acordo com o secretário, ao Ministério Público, ao Conselho Municipal de Educação e ao sindicato da categoria. Ele informou também que o documento será publicado no Portal da Transparência da Prefeitura para receber manifestações da comunidade escolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.