Movimentação intensa

São Luís tem ruas lotadas no primeiro dia de reabertura gradual do comércio

Rua Grande, principal centro de compras da capital maranhense, amanheceu com uma movimentação intensa de pessoas, nesta segunda-feira (25).

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Muita movimentação na Rua Grande, na manhã desta segunda-feira (25). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Muita movimentação na Rua Grande, na manhã desta segunda-feira (25). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Esta segunda-feira (25) é o primeiro dia de reabertura gradual do comércio não-essencial na Grande São Luís. Muita gente lotou alguns pontos da capital maranhense, ignorando as medidas de distanciamento social e, até mesmo, o uso de máscara.

Saiba mais:

Comércio volta a funcionar hoje, após 65 dias de portas fechadas no Maranhão

Maranhão registra 784 óbitos pela Covid-19; casos confirmados sobem para 22.786

Secretaria de Saúde confirma 5.271 recuperados da Covid-19​

A Rua Grande, no Centro de São Luís, amanheceu lotada. Logo cedo, o vai e vem de pessoas era intenso, mesmo com a maioria das lojas ainda fechadas. Na rua de Santana, outro ponto de comércio na região central, também houve registro de muita movimentação nesta segunda-feira.

De acordo com o decreto estadual, a partir desta segunda-feira, podem funcionar pequenas empresas exclusivamente familiares. Configuram-se como empresas familiares aquelas nas quais os funcionários são pais e filhos, mães e filhos, marido e mulher, etc.

Lojas familiares voltaram a abrir, nesta segunda-feira (25). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Lojas familiares voltaram a abrir, nesta segunda-feira (25). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

O movimento foi bem maior também na avenida Kennedy, conhecida pelo comércio de peças automotivas. Além da reabertura de alguns estabelecimentos no local, a agência da Caixa Econômica também contou com filas de pessoas em busca de atendimento.

Movimentação na porta da agência da Caixa Econômica na avenida Kennedy. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Movimentação na porta da agência da Caixa Econômica na avenida Kennedy. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Já na avenida João Pessoa, no tradicional bairro João Paulo, a movimentação continuou grande, lembrando que nem mesmo nos dias de lockdown, o comércio informal do local deixou de funcionar.

Pessoas sem máscara e não obedecendo o distanciamento social, na avenida João Pessoa. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Pessoas sem máscara e não obedecendo o distanciamento social, na avenida João Pessoa. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Ainda no bairro João Paulo, na manhã desta segunda-feira (25), muitas pessoas foram as compras, calçadas e pontos de ônibus cheias. Além disso, mesmo sendo obrigatório, algumas pessoas não faziam o uso de máscara e ainda não cumpriam o distanciamento social, fatores que aumentam o risco da contaminação pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Ponto de ônibus lotado na Rua Cinco de Janeiro, no bairro Jordoa. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Ponto de ônibus lotado na Rua Cinco de Janeiro, no bairro Jordoa. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Quais outras atividades estão liberadas

De acordo com decreto estadual, todas aquelas que já estavam liberadas. Entre elas, supermercados (com metade da capacidade), delivery de alimentos, farmácias, óticas, drive-thru, serviços de entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, oficinas mecânicas, postos de combustível e lojas de material de construção.

O que não pode funcionar

Continuam vetados estabelecimentos como academias, shoppings centers, cinemas, teatros, bares, casas noturnas, salões de beleza e atendimento em restaurantes e lanchonetes (com exceção de delivery, e drive-thru).

A partir do dia 1º de junho

Podem ser liberadas outras atividades comerciais a cada semana. Porém, ainda não estão definidas quais.

Quando tudo será aberto?

De acordo com o Governo do Estado, inicialmente, o processo gradual de retomada das atividades vai durar 45 dias, a partir do dia 1º de junho, mas tudo vai depender da evolução da doença.

Aulas

Em todo o Estado, as aulas continuam suspensas até, pelo menos, 1º de junho. Ainda de acordo com o governo, provavelmente, haverá algumas semanas a mais de suspensão.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, neste domingo (24,) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 2.2786 casos confirmados da Covid-19. O boletim revela ainda que 784 pessoas morreram e 5.271 se recuperaram da doença.

Segundo a SES, mais 32 óbitos foram oficializados em municípios maranhenses nas últimas 24 horas, sendo: Anapurus (1), Carutapera (1), Mata Roma (1), Coelho Neto (1), Brejo (1), Vitória do Mearim (1), Imperatriz (1), Pastos Bons (1), Santa Quitéria (1), Paulino Neves (1), Timon (1), Tutóia (2), Paço do Lumiar (2), Barra do Corda (3), Lago da Pedra (6) e São Luís (6).

Taxa de ocupação

Ainda de acordo com a SES, a taxa de ocupação de leitos na Grande São Luís é de 97,83%, isso significa que dos 230 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19, 225 estão ocupados.

Já em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 100%, ou seja, dos 45 leitos existente, todos estão ocupados com pacientes acometidos do novo coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.