Reabertura gradual

Comércio volta a funcionar hoje, após 65 dias de portas fechadas no Maranhão

Decreto do governo liberou o funcionamento a partir desta segunda-feira, 25, somente as empresas em que trabalham o proprietário e o seu grupo familiar

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Empreendimento comercial que reabrir deve seguir uma série de regras sanitárias
Empreendimento comercial que reabrir deve seguir uma série de regras sanitárias (Rua Grande)

São Luís - Os estabelecimentos comerciais em que trabalham o proprietário e o seu grupo familiar, após 65 dias de portas fechadas, vão voltar a funcionar a partir desta segunda-feira, 25, conforme o Decreto nº 35.831, que foi assinado pelo governador Flávio Dino. Desde o dia 21 de março, apenas os estabelecimentos essenciais estavam funcionando como sendo uma das formas de evitar a proliferação da Covid-19 no estado.

No último dia 21, Flávio Dino anunciou que, a partir de segunda-feira, 25, começaria a abertura gradual das atividades econômicas no Maranhão, sendo mantidas diversas restrições de funcionamento e o cumprimento de regras sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Ainda segundo o governador, tudo o que já estava autorizado a funcionar continua liberado, caso de supermercados, farmácias e delivery de alimentos. A novidade é que também poderiam abrir pequenas empresas exclusivamente familiares. “As empresas mantidas por núcleos familiares, ou seja, as que trabalham pai e filhos, mãe e filhos, marido e a mulher podem abrir normalmente as portas”, disse Flávio Dino.

O empreendimento comercial deve seguir uma série de regras sanitárias e, entre elas, o uso de máscaras, limpeza das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), e o distanciamento social (pelo menos dois metros um do outro).

Outras medidas

O governador também informou que a partir de 1º de junho devem ser retomadas gradualmente outras atividades, ainda a serem definidas. Essas definições vão ser semanais, de acordo com as avaliações que serão feitas, e todo esse processo deve durar em torno de 45 dias.

Além das regras estabelecidas pelo Estado, os prefeitos têm autonomia para aplicar normas mais rígidas, dependendo da evolução do coronavírus na cidade. Os gestores municipais podem vetar o funcionamento do que está previsto no decreto estadual, inclusive, determinar o lockdown (bloqueio total das atividades).

Já, as denúncias de funcionamento irregular ou de comportamento contrário às normas sanitárias (tanto de empresas quanto dos consumidores) podem ser feitas por três números de WhatsApp: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374, (98) 99970-0608. A Vigilância Sanitária vai receber e encaminhar as denúncias.

Saiba Mais

O que ainda não pode abrir as portas

Academias, shoppings, cinemas, teatros, bares, restaurantes (só pode delivery), lanchonetes (só pode delivery), salão de beleza e lojas (não familiares)

Pode funcionar a partir desta segunda-feira, 25

– Pequenas empresas exclusivamente familiares

– Supermercados e mercadinhos, com metade da capacidade

– Delivery de bar, restaurante, lanchonete, depósitos de bebidas e similares

– Hospitais, clínicas, farmácias, óticas e laboratórios

– Drive thru ou retirada no local desses mesmos estabelecimentos

– Serviços de entrega e retirada de lavanderia

– Lojas de tecido

– Oficinas e venda de material de construção

– Coleta de lixo e postos de combustível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.