Luta contra câncer

Paciente com câncer necessita de doação de sangue do tipo O+ em São Luís

Por causa da pandemia, a média diária de doações no Hemomar tem sido baixa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Maria Raimunda Sousa Mendonça luta contra um câncer de ovário.
Maria Raimunda Sousa Mendonça luta contra um câncer de ovário. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS - Uma paciente do povoado Bosque, no município de Barreirinhas (MA), está precisando de doações de sangue do tipo O+. Maria Raimunda Sousa Mendonça, de 69 anos, tem câncer de ovário e está internada, no leito 80, no Hospital de Câncer do Maranhão, Dr. Tarquínio Lopes Filho.

Há um mês, ela procurou um médico porque apresentava um quadro de saúde debilitado. Depois de exames realizados em Barreirinhas e também em Parnaíba (PI), ela recebeu o diagnóstico de câncer de ovário.

Então, a família se esforçou para que ela conseguisse ser enviada para São Luís (MA), onde poderia fazer o tratamento. Nessa terça-feira (19), ela chegou à capital e foi internada.

Leia mais: Especialista alerta para sintomas do câncer de ovário

Para ajudar a paciente ou doar sangue para quem mais precisar basta ir até o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), na rua Cinco de Janeiro, S/N, bairro Jordoa. Dúvidas podem ser tiradas pelo número (98) 99162-3334.

Estoque baixo

Por causa da pandemia, a média diária tem sido bem abaixo do necessário para atender às demandas das unidades hospitalares.

Todas as medidas de precaução estão sendo levadas em consideração: álcool em gel ao longo de todo o hemocentro; na sala de coleta, as cadeiras estão com distanciamento; e tenda externa para evitar aglomerações.

Critérios para doar sangue:

– Estar bem de saúde;
– Pesar acima de 50 quilos;
– Estar bem alimentado no dia da doação;
– Não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação;
– Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior à doação;
– Estar acompanhado por um responsável legal, caso tenha 16 ou 17 anos ;
– Levar documento oficial com foto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.