Em baixa

Coronavírus e H1N1 retraem em 30% estoque de sangue no Hemomar

Órgão, que supre todo o estado do Maranhão, incluindo mais de 40 hospitais em São Luís, criou um atendimento a doadores pelo aplicativo WhatsApp

Bárbara Lauria/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Rotina de doações no Hemomar vem sendo alterada há alguns dias e queda no número de doadores é creditada à pandemia de coronavírus
Rotina de doações no Hemomar vem sendo alterada há alguns dias e queda no número de doadores é creditada à pandemia de coronavírus (Hemomar)

Desde o início de março, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), está com falta de bolsas de sangue no estoque. Atualmente, o órgão registra defasagem em torno de 30%. De acordo com a assistente social do Hemomar, Ana Penha, a diminuição de doadores se dá pelo surto de coronavírus e os casos de H1N1 que tem ocorrido. “As pessoas estão com medo por causa do surto de coronavírus, e a tendência é diminuir o número de doadores”, comentou.

O órgão recebe em média 140 a 170 doações por dia, mas no momento não estão chegando nem a 100. Ontem, por exemplo, houve mobilização do órgão e do Exército, entidade parceira, e um grupo de 30 militares fez doação. Mas, é muito pouco diante da demanda que existe no estado. O quadro se agrava ainda mais porque o trabalho de coletas externas está suspenso.

A rotina nas doações vem sendo alterada há alguns dias. Na última quinta e sexta-feira (dia 26 e 27), por exemplo, o Hemomar recebeu apenas, respectivamente, 26 e 23 bolsas do sangue O positivo, o mínimo ideal é de 138 bolsas desse sangue.

“As bolsas que são coletadas, algumas não são aproveitadas por conta da sorologia que deu positivo. Por isso, temos um estoque baixo, e hoje a gente teria só essas para atender todo o estado do Maranhão e mais de 40 hospitais que nós temos em São Luís, uma necessidade bem grande, até por que nós não temos nenhum produto que substitua o sangue humano”, declarou Ana Penha.

Serviço pelo WhatsApp
Para garantir que ocorra doações durante o surto de Covid-19 e evitar contaminação entre pessoas, além de manter as medidas de higiene adequadas, o Hemomar criou um atendimento pelo WhatsApp, em que as pessoas podem agendar sua doação, e uma van busca os doadores no local e os deixa de volta.

O doador que quiser solicitar o pedido deve juntar um grupo de cinco a seis pessoas, escolher um ponto de encontro e entrar em contato pelo WhatsApp com o número (98) 9162-3334, depois será marcado a hora e o dia da doação. A van tem capacidade para 14 pessoas, mas para evitar aglomerações, é aceito apenas cinco ou seis pessoas por viagem.

A Hemomar também informou que aqueles que já foram contaminados com o coronavírus e querem doar sangue devem esperar 90 dias após o tratamento da doença.

Triagem

A pessoa que quiser doar deve passar primeiramente por uma triagem dividida em duas partes: a triagem hematológica, ou teste de anemia, que são testes de pressão, anemia, etc., e depois pela triagem clínica, que consiste em um questionário para saber se o doador está apto ou não.

Após esses dois testes o entrevistador, que pode ser tanto um enfermeiro quanto um médico, vai aprovar ou não para a doação. Caso seja liberado, o sangue doado vai passar por um teste de sorologia para detectar se há algum tipo de vírus ou algum outro tipo de enfermidade. Apenas as bolsas de sangue que não derem positivo para a sorologia irão ser aprovadas para a doação.

Sorologia
Após a triagem, o sangue que foi coletado é encaminhado para sorologia, onde é feito testes para saber se há algum tipo de contaminação no sangue, como sífilis, aids, hepatite e outras diversas doenças. Os sangues que não dão positivos para sorologia vão para o estoque de doação.

A Hemomar também possui convênio com algumas instituições e órgãos públicos, como igrejas e o Tribunal Regional Eleitoral, para que ocorra mais doações, porém como esses locais estão com suas atividades suspensas devido ao surto de Covid-19, tem tido menos doadores no momento.

Saiba Mais

Para doar sangue

  • É necessário um documento oficial com foto
  • Estar alimentado
  • Estar saudável
  • Ter mais de 50 kg
  • Se tiver 16 ou 17 anos, estar acompanhado de um responsável para assinar a autorização
Perfil do doador

A maioria dos doadores são homens com a faixa etária entre 18 e 45 anos.

Fonte: Hemomar

Números

30% é percentual de defasagem de bolsas de sangue no Hemomar

300 bolsas é o número ideal de bolsas por dia

138 bolsas é o ideal apenas do O+

49 foi a quantidade de bolsas arrecadas nos dias 26 e 26 de março

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.