Covid-19

Flávio Dino deve endurecer medidas para conter circulação na Região Metropolitana de São Luís

"A sociedade deve se engajar, para que cumpra o decreto em vigor e cumpra as medidas que serão tomadas na próxima semana", disse o governador Flávio Dino.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Governador do Maranhão Flávio Dino.
Governador do Maranhão Flávio Dino. ( Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Em entrevista ao JMTV 1 edição, da TV Mirante, nesta quarta-feira (29), o governador Flávio Dino falou sobre as medidas que deverão ser tomadas para conter o novo coronavírus na Região Metropolitana de São Luís.

Quadro sanitário e leitos

Flávio Dino esclareceu que a situação do quadro sanitário em todos os Estados do país é gravissíma. Segundo o governador, quando a crise começou no Estado do Maranhão existiam pouco mais de 80 leitos dedicados ao novo coronavírus. Afirma ainda que em todo o Estado serão 250 leitos para o combate a Covid-19.

"Estamos em um quadro sanitário gravíssimo, nacionalmente, os números estão crescendo em todos os Estados brasileiros. No Maranhão, estamos cuidando para que o crescimento seja acompanhado do correspondente crescimento da capacidade operacional da nossa rede hospitalar. Esse é o nosso principal esforço. Quando nós começamos essa crise tínhamos pouco mais de 80 leitos dedicado ao coronavírus. Estamos chegando já a mais de 200, teremos 250 leitos para isso em todo o Estado. Em São Luís, vamos chegar a 132 hoje. Estamos contratando mais médicos, fiz requisição de hospitais particulares", disse o governador Flávio Dino.

Sobre os leitos em São Luís, o governador disse que a cidade terá 132 leitos hoje, e que na próxima semana será feita a abertura na rede hospitalar da capital maranhense de mais 130 leitos. Além dessa aquisição, Flávio Dino diz que irá incorporar novos profissionais e também irá adotar as medidas necessárias para o combate ao novo coronavírus.

O govenador afirma que o Estado está tomando as medidas necessárias para o combate da Covid-19, mas relata a alta taxa de hospitalização na rede pública e privada.

"Estamos tomando as medidas. Mas verificamos ontem um crescimento da taxa de hospitalização, não só na rede pública como na privada. Recebi um ofício do sindicato dos hospitais particulares de São Luís, informando que não dispõe de vagas. Os números de internação ultrapassam a capacidade de atendimento da rede de saúde privada. Na ilha de São Luís temos o preenchimento de 100% dos leitos de UTI, tanto público quanto privado. Não estamos falando do inteiror Estado, pois ainda temos oferta de leitos clínicos e de UTI", disse Flávio Dino.

Medidas

Ainda na entrevista desta quarta-feira (29), Flávio Dino disse que a partir da próxima semana há uma forte tendência de endurecer medidas para conter a circulação na cidade.

"Nós temos uma tendência de infelizmente, a partir da próxima semana termos um endurecimento das medidas. Porque elas, infelizmente, são necessárias. É o caminho que o mundo inteiro indica. Mas eu reforço que, não há pânico, nós temos tempo", esclareceu Flávio Dino.

O governador fez um apelo a população para que não disseminem as Fake News."Muitos boatos circulando em grupos de WhatsApp, reitero, não façam isso. Difundiram que havia um decreto meu pronto para hoje, amanhã, isso não é verdade. O decreto que está em vigor vai até terça-feira (5 de maio). E qualquer medida será anunciada com antecedência, de modo que não há razão para pânico, correria, estocar alimentos, nada disso", falou o governador.

Flávio Dino ainda explica a necessidade de possível intervenção de medidas mais rígidas. "O nosso problema é que por mais ampliemos, temos que conter o número de pessoas pegando coronavírus. Porque não há sistema hospitalar no planeta, não é no Brasil, é no mundo, países mais ricos que o nosso não conseguiram fazer isso. Por isso é importante que as pessoas se convençam definitivamente disso", esclareceu Dino.

Ainda sobre notícias falsas, Dino disse que desde o início da pandemia no Estado o governo tem usado de total transparência para repassar as informações, e pede mais uma vez para que a população que não acredite em fontes que não sejam oficiais.

"Desde o primeiro caso no Maranhão tenho agido com total transparência. De modo que não há razão alguma para as pessoas acreditarem em áudios, vídeos, textos, que circulam criminosamente em grupos de WhatsApp. Nesses dias já houve áudios falsos de um suposto colapso no sistema funerário de são Luís. Já perdemos muita gente e não banalizo isso, não é motivo de piada, e por levar a sério os óbitos, as pessoas internadas, os profissionais de saúde, é que tenho tido transparência. Infelizmente há pessoas de má índole que ficam fabricando essas coisas por maldades ou pequenos interesses. Será tudo será avisado com antecedência para as pessoas se prepararem", disse Dino.

O governador ainda pede o esforço da população no cumprimento do decreto e das medidas que serão informadas na próxima semana.

"A sociedade deve se engajar, para que cumpra o decreto em vigor e cumpra as medidas que serão tomadas na próxima semana. Entre as medidas, há a inclusão das hipóteses de barreiras sanitárias, como fizemos na semana santa, como suspensão de barreiras entre Teresina e Piauí. Temos contato permanente com os Estados do nordeste. Na região tocantina temos uma situação sanitária sobre controle, não há indicadores elevados. Na cidade de Timon tem a situação controlada. Não tem ponto de gravidade.", disse Dino.

Hospitais de campanha

Quanto aos hospitais de campanha, o governador disse que as obras estão em andamento no município de Açailândia. Já em São Luís, a montagem começa ainda nesta semana e deve ficar pronto em 15 dias.

Flávio Dino ainda informou que um terceiro hospital de campanha será construído em outra região do Estado.

Filas nos bancos

As pessoas estão aglomeradas, nacionalmente, disse Flávio Dino sobre as gigantescas filas nas agência bancárias. Por esse motivo, também, o governador falou sobre a reedição das medidas preventivas.

"As medidas preventivas, portanto, no que se refere a llha de São Luís, serão reeditadas para valerem a partir da próxima semana. E tendência é que haja, de fato, maior rigor, portanto, diminuição de circulação de pessoas, para que possamos assegurar que haja uma redução da velocidade da contaminação", disse Flávio Dino.

Dino disse ainda que Procon, Polícia Militar do Maranhão e Vigilância Sanitária estão realizando fiscalizações e aplicando multas para conter os abusos. Mas com todas essas ações o governo percebe que ainda existem muitos pontos de aglomeração, e por isso vê a necessidade de novas medidas.

"As filas nos bancos, rua grande lotada de pessoas, entre outras aglomerações. Isso é um absurdo, contraria todos os decretos que editei, por isso, que aumentamos a fiscalização. Para que possa estar presente todos os dias aplicando multas, já fizemos mais de 300 fiscalizações com Procon, vigilância sanitária e PM. Estamos aplicando multas, inclusive aos bancos. Mas não tem sido suficiente. Por isso que, na próxima semana teremos adoção de novas medida. Precisamos ter um sentimento coletivo de que a taxa de contágio está sendo maior que a capacidade dos hospitais", esclareceu Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.