Covid-19

Comércio e instituições de ensino devem reabrir em maio, diz Flávio Dino

Além disso, o governador anunciou que o uso de máscaras será obrigatório a partir da próxima semana.

Adriano Soares / Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Flávio Dino ressaltou que é importante manter todas as medidas sanitárias necessárias.
Flávio Dino ressaltou que é importante manter todas as medidas sanitárias necessárias. (Rafaelle Fróes / G1 Maranhão)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novas ações de combate ao coronavírus (Covid-19) no Estado, em coletiva de imprensa, realizada de forma online, na manhã desta segunda-feira (20), em São Luís.

Saiba mais: São Luís terá mais 23 leitos de UTI abertos para casos de coronavírus

Segundo o governador, um novo decreto será editado, ainda nesta segunda-feira (20), mantendo até dia cinco de maio o fechamento dos serviços não essenciais, como o comércio e bancos, em todo o Maranhão. Ainda de acordo com Flávio Dino, as aulas seguem suspensas até 12 de maio. “Para que seja possível a abertura do comércio no dia cinco de maio é preciso seguirmos as medidas sanitárias necessárias”, disse.

Ainda de acordo como governador, as fiscalizações continuarão a fim de garantir o cumprimento do decreto.

Obrigatoriedade de uso de máscaras

O governador anunciou também que, a partir da próxima semana, o uso de máscaras será obrigatório em locais públicos ou de livre acesso, em todo o Estado. A determinação faz parte do decreto que será editado nesta segunda-feira.

Ainda durante a entrevista coletiva, Flávio Dino anunciou que um edital será lançado para a contratação de costureiras e costureiros para reforço na confecção de máscaras que serão distribuídas à população maranhense.

Também de acordo com o governador, em São Luís, máscaras serão distribuídas nos terminais de integração do transporte coletivo da cidade para que a população tenha mais um aliado no combate ao vírus. A meta, segundo ele, é de que 1 milhão de máscaras sejam entregues.

Outra medida anunciada pelo governador do Estado, é de que lojas que vendam tecidos, a partir de agora, podem voltar a abrir as portas, visto a necessidade de material para a confecção das máscaras de pano.

Bancos

Durante a coletiva, Flávio Dino criticou a postura dos bancos em relação a aglomerações e filas nas portas das agências. “Os bancos não se prepararam no combate à pandemia”, frisou. Além disso, o governador recomendou que os bancos adotem medidas de prevenção no que diz respeito a essas filas e aglomerações.

Panorama

Durante a coletiva, Flávio Dino mostrou gráficos da situação do Brasil, ainda favorável, em relação a outros países como Bélgica, Espanha, Estados Unidos e suécia. “Não podemos incorrer no erro que a sabedoria popular ensina, de nadar, nadar e morrer na praia. Estamos no caminho correto e não podemos nos desviar dele”, garantiu.

Novos leitos

Também durante a coletiva de imprensa, o governador Flávio Dino anunciou a oferta de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Luís e outras cidades do Estado. De acordo com Dino, 23 leitos de UTI serão abertos em São Luís, ainda esta semana, a fim de atender a demanda de pacientes com a Covid-19. “Estamos trabalhando para não termos o colapso na área da saúde. Porém, temos uma curva ainda ascendente de coronavírus no Maranhão, especialmente na ilha de São Luís, que detém 92% dos casos da doença”, informou Dino.

Ainda de acordo com o governador, o Procon-MA vai notificar os hospitais privados para que divulguem a atual situação de ofertas de leitos na rede privada, respeitando assim o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Saiba aqui mais informações sobre a ampliação no número de leitos para a Covid-19 no Maranhão

Entre as novas medidas para combater o novo coronavírus, está a incorporação de mais três unidades hospitalares no interior do Estado.

Uma das unidades será no município de Lago da Pedra, outra em Santa Luzia do Paruá e mais um hospital de campanha, em parceria com a Vale, com previsão de ser instalado no município de Açailândia.

As unidades de Lago da Pedra e de Santa Luzia do Paruá já estão com as obras concluídas e, após a compra de todos os equipamentos e contratação de equipe médica, serão inaugurados.

Covid-19 no Maranhão

Cresceu a quantidade de municípios maranhenses com casos confirmados. Segundo Flávio Dino, há uma migração de casos da ilha de São Luís para outros municípios do Estado. Atualmente, há 1.320 casos confirmados e 54 óbitos. Até o momento, 4387 de testes já foram realizados.

Entretanto, é possível observar a queda da taxa de letalidade da Covid-19, ou seja, menos pessoas morrendo em face do coronavírus. “Isso significa que os investimentos estão produzindo resultados, ou seja, isso é um indicador de qualidade do sistema de saúde maranhense”, afirmou o governador Flávio Dino.

Em boletim atualizado na noite deste domingo (19), SES confirmou que o número de pacientes curados do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão subiu para 132. A SES revela que 23 pessoas se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no Estado e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

O mapa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra que 151 bairros de São Luís e da região metropolitana já registram casos do novo coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.