Coronavírus

Lockdown ainda não será adotado no Maranhão, diz Flávio Dino

Ainda segundo o governador do Maranhão, todas as medidas necessárias estão sendo adotadas pelo Governo do Estado.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Segundo Flávio Dino (PCdoB), ainda não há critérios científicos para o lockdwn.
Segundo Flávio Dino (PCdoB), ainda não há critérios científicos para o lockdwn. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Em estado de atenção, a Ilha de São Luís é uma das capitais brasileiras com o maior número de infectados pela Covid-19, e a sexta com mais registro de óbitos pelo vírus. A nível estadual a capital maranhense detém 94% dos casos do novo coronavírus.

Leia também:

SES anuncia que 76 pacientes estão curados do novo coronavírus no Maranhão

Em entrevista coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (15), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novas medidas e fez um apelo para que todos os maranhenses continuem seguindo as normas sanitárias, propostas pelas autoridades de saúde, com a finalidade de conter o avanço do contágio da Covid-19 no Estado. “Não é hora de individualismo e disputas ideológicas. Sei que está sendo muito difícil para todas as famílias do Maranhão”, disse o governador.

Ainda segundo Flávio Dino, todas as medidas necessárias estão sendo adotadas pelo Governo do Estado. O governador também disse que o Maranhão ainda tem uma taxa de leitos confortável, sendo que apenas 6% dos leitos de internação estão ocupados. Porém, é necessário que as pessoas sigam as medidas sanitárias para que o sistema de saúde público consiga atender, de maneira normal, as pessoas infectadas pela Covid-19.

Em relação aos leitos de UTI da rede estadual de saúde, o governador informou que a taxa de ocupação está em 52%. Ainda segundo Flávio Dino, todos os municípios receberam recursos para enfrentamento à pandemia.

Hospitais de campanha

Durante a entrevista coletiva, o governador Flávio Dino respondeu a questionamentos sobre a construção de hospitais de campanha no Maranhão. Segundo Dino, existe a possibilidade de serem feitos a construção desses hospitais, mas isso vai depender da necessidade. “Neste momento estou focando em obras físicas, obras que deixem conquistas duradouras”, afirmou.

Cem novos leitos serão entregues na próxima semana. Além disso, já estão no Maranhão os 107 respiradores que vieram da China. Os aparelhos chegaram em São Luís na noite dessa terça-feira (14) e, de acordo com o governador, serão usados de acordo com a situação epidemiológica.

Lockdown (bloqueio total)

Sobre o lockdown, que é uma forma de isolamento obrigatório e mais severo, Flávio Dino informou que, neste momento, não será adotado no Maranhão, pois não há critérios científicos para isso, além de pontos como o número de óbitos, número de leitos disponíveis.

Supermercados

Na coletiva, Flávio Dino também anunciou uma nova decisão que obriga os supermercados a trabalharem com metade de sua capacidade. Além disso, os consumidores só poderão entrar nesses estabelecimentos usando máscaras. Os supermercados têm até 48h para se adequarem a nova medida.

Pacientes recuperados

A SES anunciou, em boletim divulgado na noite dessa terça-feira (14), que o número de pacientes curados do novo coronavírus no Maranhão subiu para 76. Ainda segundo a SES, oito pessoas se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, e a alta desses pacientes atende a uma orientação do Ministério da Saúde.

Os 76 pacientes que receberam alta após infecção pelo novo coronavírus no Maranhão passaram 14 dias em isolamento, a contar da data de início dos sintomas, e continuam assintomáticos. Além de confirmar o aumento no número de pessoas curadas da Covid-19, a SES ressaltou que mais 159 casos suspeitos de coronavírus no estado foram descartados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.