Coronavírus

Mais de 100 respiradores para pacientes de Covid-19 no Maranhão chegam ao Brasil

Os equipamentos foram comprados da China e devem chegar hoje (13) ao Estado, disse Flávio Dino.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Flávio Dino falou sobre as ações do governo do Maranhão no combate ao coronavírus.
Flávio Dino falou sobre as ações do governo do Maranhão no combate ao coronavírus. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Leitos disponibilizados para receber pacientes da Covid-19 em hospitais do Maranhão serão reforçados com mais 107 respiradores comprados da China, que chegaram na manhã de hoje (13) em São Paulo.

A informação foi divulgada pelo governador Flávio Dino em entrevista à TV Mirante. Os respiradores devem ser enviados ao Maranhão ainda nesta segunda-feira.

Veja a entrevista completa aqui

“Isso vai significar que mais leitos estarão equipados com respiradores, o que significa uma garantia adicional”, disse o governador.

Leia mais:

Mapa mostra que Covid-19 já atinge 88 bairros da Ilha de São Luís

Maranhão tem 27 óbitos e 445 casos de Covid-19 confirmados

Maranhão registra 68 pacientes recuperados do coronavírus

Plataforma web quer mapear pandemia da Covid-19 no Brasil

Além desses equipamentos, está sendo concluída uma compra de mais respiradores pelo Consórcio Nordeste do qual o Maranhão faz parte e será contemplado. O governador também aguarda o lote adquirido pelo Ministério da Saúde.

A Covid-19 pode apresentar como complicação a pneumonia, que produz um processo inflamatório atingindo os pulmões de forma severa. Neste quadro, os pacientes não conseguem respirar sozinhos e, assim, necessitam de suporte ventilatório. Portanto, o respirador mecânico, ou ventilador, é fundamental para tratar casos graves e gravíssimos da doença. Normalmente, esses equipamentos estão disponíveis em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O Maranhão conta 445 casos confirmados da Covid-19, sendo 27 óbitos. As informações foram divulgadas na noite desse domingo (12), pela SES. Ainda segundo a pasta, até o momento, há 39 pacientes internados em UTIs, 67 internados em enfermarias, 244 em isolamento domiciliar e 68 recuperados.

Flávio Dino frisou que o decreto de restrição de serviços não essenciais está em vigor em todo o Estado e voltou a pedir que a população respeite o distanciamento social, que é uma recomendação das autoridades sanitárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.