Isolamento domiciliar

Paciente com suspeita de coronavírus tem alta da UPA do Itaqui-Bacanga

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a jovem teve alta com indicação de isolamento domiciliar na noite deste sábado (29).

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
 Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga. Foto: Divulgação.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS - A jovem de 22 anos que estava internada desde a sexta-feira (28), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga com suspeita de coronavírus, teve alta com indicação de isolamento domiciliar na noite deste sábado (29).

Leia também:

SES descarta um dos casos suspeitos de coronavírus no Maranhão

"Não temos casos confirmados de coronavírus em São Luís", diz secretário de saúde

"Não há razão para pânico", diz prefeito sobre casos suspeitos de coronavírus em São Luís

A paciente havia relatado que tinha passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados diversos casos do coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até este sábado, antes da alta da paciente da UPA do Itaqui-Bacanga, a equipe do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES efetuou mais uma etapa do monitoramento do caso, bem como todas as ações e medidas dos protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja nota na Secretaria de Estado de Saúde (SES)

 Nota divulgada pela SES na noite deste sábado (29).
Nota divulgada pela SES na noite deste sábado (29).

Ministério da Saúde adota novo fluxo de consolidação

Ao longo das últimas semanas, o Ministério da Saúde vem treinando os Estados para a consolidação das notificações dos casos suspeitos do coronavírus. Com a finalização da orientação às secretarias de saúde estaduais, a partir desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde inicia um novo fluxo e adotará integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença.

Capacitação dos laboratórios

Esse mesmo processo de ampliação da capacidade dos Estados foi feito em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Lacen Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.