Coronavírus

Emap nega caso suspeito de coronavírus em navio no Porto do Itaqui

Ainda segundo a empresa, não há suspeitas de coronavírus no Porto do Itaqui, nem qualquer navio isolado.

Imirante.com, com informações da Emap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Entrada do porto do Itaqui.
Entrada do porto do Itaqui. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) negou a informação de um caso suspeito do novo coronavírus, em um navio atracado no Porto do Itaqui, em São Luís.

Saiba mais

Secretário de saúde e hospital negam caso de coronavírus em São Luís

Nesta sexta-feira (7), o boato de que um navio estava isolado no Porto do Itaqui, após um suposto caso do novo coronavírus – que já infectou mais de 30 mil pessoas em todo o mundo – começou a circular na capital maranhense.

Entretanto, por meio de nota, a Emap informou o que de fato aconteceu. Segundo a empresa, nessa quinta-feira (6), um tripulante do navio Condor Arrow, procedente dos Estados Unidos, precisou de cuidados médicos por apresentar dor de cabeça e formigamento no braço. Ainda de acordo com a Emap, o Plano de Emergência foi acionado e imediatamente o tripulante foi levado de ambulância para o Hospital UDI, onde foi constatado um infarto.

Ainda conforme a Emap, não há suspeitas de coronavírus no Porto do Itaqui, nem qualquer navio isolado.

Leia a nota na íntegra:

"A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informa que nesta quinta-feira (6) um tripulante do navio Condor Arrow, procedente dos Estados Unidos, precisou de cuidados médicos por apresentar dor de cabeça e formigamento no braço. O Plano de Emergência foi acionado e imediatamente o tripulante foi levado de ambulância para o Hospital UDI, onde foi constatado um infarto.

O navio atracou no Porto do Itaqui na segunda-feira (3) após obter a Certidão de Livre Prática da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atesta não haver a bordo doenças de risco epidemiológico.

A operação do navio segue normalmente e as equipes de Saúde e Segurança da EMAP e da Anvisa estão em alerta para combater a entrada do coronavirus.

A EMAP informa, ainda, que não há suspeitas de coronavírus no Porto do Itaqui, nem, tampouco, qualquer navio isolado em nossa área primária.

O Porto do Itaqui conta com um Plano de Contigência para Assuntos de Interesse Internacional em Saúde Pública e segue as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde cabíveis aos pontos de entrada (portos e aeroportos).

Caso esse Plano de Contigência seja acionado, o navio não recebe a autorização da Anvisa para atracar e a inspeção da embarcação é feita ainda na área de fundeio. No dia 30 de janeiro técnicos da Anvisa estiveram no Porto do Itaqui para uma reunião técnica e de alinhamento de ações de controle que estão sendo adotadas em todo o país."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.