Educa Mais Brasil

Professores recebem capacitação para alfabetizar alunos com deficiência

Curso é voltado para os profissionais da rede pública de ensino.
Publipost / Educa Mais Brasil06/02/2020 às 12h45
Professores recebem capacitação para alfabetizar alunos com deficiência As aulas são gratuitas e estão disponíveis para todos os estados, municípios e o Distrito Federal. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Ministério da Educação (MEC) abriu vagas para capacitar 1200 professores da rede pública de ensino na alfabetização de estudantes portadores de deficiências. As aulas são gratuitas e estão disponíveis para todos os estados, municípios e o Distrito Federal.

O aperfeiçoamento para auxiliar no aprendizado de alunos deficientes conta com uma carga horária total de 180 horas, compreendendo os meses de maio a outubro. A iniciativa é uma parceria do MEC com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que propiciará um melhor rendimento na sala de aula, contribuindo, também, para valorizar a carreira do educador.

Os professores da educação básica, lotados no sistema público, interessados na qualificação devem se inscrever até o dia 20 de março, na página do curso. Todos os inscritos passarão por um processo de avaliação documental que comprove a atividade de ensino.

De acordo com a UFSCar, o curso será fundamentado em mecanismos de facilitadores da aprendizagem de pessoas deficientes, respeitando as individualidades e as necessidades para cada público específico. Nas aulas, os instrutores abordarão os aspectos de linguagem e a construção da leitura e da escrita.

Além disso, o uso de recursos pedagógicos e de estratégias de ensino mais adequadas para cada estudante serão discutidos e dialogados com os professores em formação.

O resultado final do processo seletivo de todos os candidatos aptos será publicado no site do curso, no dia 30 de março. Através do edital, também disponível na internet, é possível acessar mais detalhes do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.