INVESTIGAÇÕES

CENIPA inicia investigação sobre queda de avião que matou duas pessoas nos Lençóis Maranhenses

Acidente com monomotor Super Petrel LS matou duas pessoas em Santo Amaro; relatório final será divulgado ao término das análises.

Imirante.com

Atualizada em 11/08/2025 às 14h04

SANTO AMARO DO MARANHÃO - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai apurar as causas da queda do avião monomotor Super Petrel LS que deixou duas pessoas mortas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro, no último sábado (9).

A aeronave havia partido de Santa Inês (MA) e tinha como destino final São Luís. Segundo o CENIPA, ainda não há indícios sobre o que pode ter provocado o acidente. Equipes foram enviadas ao local, nas proximidades da Lagoa das Pedras, para coletar e confirmar dados, preservar os elementos da cena, verificar os danos causados à aeronave e levantar outras informações necessárias à análise.

De acordo com o órgão, a conclusão do trabalho depende da complexidade do caso e da identificação de possíveis fatores contribuintes. O Relatório Final será publicado no site do CENIPA assim que a investigação for finalizada.

Detalhes do acidente

Acidente ocorreu no último sábado (9).
Acidente ocorreu no último sábado (9).

A queda aconteceu durante um voo que faria um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses antes de seguir para a capital maranhense. Às 12h22 de sábado, a aeronave enviou o último sinal e, horas depois, desapareceu.

Por volta das 21h30, o Centro Tático Aéreo foi acionado e confirmou a localização do avião e a morte dos dois ocupantes. As vítimas ficaram presas às ferragens e foram retiradas para um hospital da região. No local, bombeiros encontraram duas mochilas com roupas e utensílios de maquiagem, um celular, um par de sandálias e um óculos quebrado.

Quem eram as vítimas

Manuel Victor tinha 43 anos e Bruna Emanoely tinha 23. (Foto: Reprodução)
Manuel Victor tinha 43 anos e Bruna Emanoely tinha 23. (Foto: Reprodução)

O piloto foi identificado como Manoel Victor Britto, de 43 anos, natural de São Luís. Ele era conhecido por sua paixão pela aviação. A passageira era Bruna Emanoely Silva Pereira, médica veterinária de 23 anos, que trabalhava em uma empresa privada voltada ao atendimento de produtores rurais. Ela viajava para passar o Dia dos Pais com a família na capital e havia conseguido uma carona na aeronave.

O avião, fabricado em 2012, pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib (PSB), filho do prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o veículo estava em situação regular de voo. Segundo a assessoria do parlamentar, a decolagem ocorreu por volta das 8h de Santa Inês, com o plano de fazer um sobrevoo turístico antes do deslocamento final para São Luís.

Velórios

O velório de Manoel aconteceu no Salvatore Funeral Home, em São Luís, com sepultamento previsto para esta segunda-feira (11) em local não divulgado pela família. Bruna foi velada em Santa Inês, também com enterro marcado para esta segunda, sem divulgação do local.

Em nota publicada nas redes sociais, o deputado Francisco Nagib lamentou o acidente e manifestou solidariedade às famílias. Ele declarou que Manoel era um amigo próximo, “um jovem cheio de vida, apaixonado e com muitos sonhos pela frente”, e que sua morte precoce deixa “um vazio imenso e uma dor difícil de expressar em palavras”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.