CARAMUJO-GIGANTE-AFRICANO

Moradores da Ponta D'areia também sofrem com infestação de caramujos

"Tenho medo dos cachorros da casa terem contato com eles. Eles são prejudiciais à saúde", afirma o morador José Rocha.

Paulo Pontes/Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
Os condomínios, casas e empresas estão sendo invadidos aos poucos pelos caramujos.
Os condomínios, casas e empresas estão sendo invadidos aos poucos pelos caramujos.

SÃO LUÍS - A equipe do Imirante.com visitou, na última terça-feira (26), o bairro Cohafuma para verificar a infestação do "caramujo-gigante-africano" nas ruas e casas da região. Diversos bairros da Capital já foram afetados com a presença exacerbada dos caramujos, que podem contaminar os humanos com várias doenças e são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. O clima da cidade é perfeito para o "caramujo-gigante-africano", pois eles gostam de temperaturas altas e umidade. Reveja a matéria.

Veja também:

Pesquisador chama atenção para incidência de caramujos em São Luís

Órgãos tentam combater a proliferação de caramujos africanos em São Luís

Infestação de caramujos assusta moradores do Cohafuma

Nesta sexta-feira (29) a equipe do Imirante.com percorreu o bairro da Ponta D'areia e constatou que o "caramujo-gigante-africano" também está incomodando quem mora e trabalha no local. Os condomínios, casas e empresas estão sendo invadidos aos poucos pelos caramujos. Os moradores do local se assustam com o crescimento em grande escala e tentam combater da forma como podem.

Caramujos voltam a invadir as residências na Ponta D'areia.
Caramujos voltam a invadir as residências na Ponta D'areia.

O radialista, José Carlos Rocha, declara que o "caramujo-gigante-africano" aparece em sua residência, mas não fica. "Quase todos os dias eu tiro esses bichos dos muros e jogo fora, por isso não têm muitos agora. Tenho medo dos cachorros da casa terem contato com eles. Eles são prejudiciais à saúde", afirma José Rocha.

Cada reprodução do "caramujo-gigante-africano" é colocado em média 200 ovos por vez. O calor ajuda na reprodução, e a chuva ajuda na movimentação fazendo eles se espalharem com mais rapidez.

Receita caseira

A engenheira química, Lucy Rose Moreira, é responsável técnica de uma empresa que realiza dedetização. A dica dela é que as pessoas que estão sendo incomodadas com a presença do "caramujo-gigante-africano" podem fazer uma receita caseira para matar esses animais. "É só utilizar óxido de cálcio, conhecido como cal, ou sal para que eles ressequem." afirma Lucy Moreira.

Vale lembrar que os moluscos devem ser coletados sempre com uma proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas. Lavar as mãos com água e sabão, caso haja algum contato com os caramujos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.