Tempo

Fim de semana com mais chuva na Grande São Luís

Veja como vai ficar a previsão do tempo nos próximos dias na Região Metropolitana de São Luís.

Paulo Pontes/imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Chuva e tempo nublado na capital maranhense.
Chuva e tempo nublado na capital maranhense. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - Intensas pancadas de chuva caíram em toda a cidade durante o Carnaval, e tem previsão de mais chuva vindo aí para refrescar os brincantes que vão estender a folia com o Lava-Pratos, neste fim de semana. Saiba aqui no Imirante, como vai ficar a previsão do tempo nos próximos dias:

Na quinta-feira (7), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos nublados com chuva a qualquer hora. Temperatura mínima de 24ºC e máxima de 29ºC.

Na sexta-feira (8) não vai ser diferente. O dia segue com sol, muitas nuvens, períodos nublados e chuva. Temperatura mínima de 25ºC e máxima de 32ºC.

No fim de semana a previsão também é de chuva. O dia permanece ensolarado, com muitas nuvens, nublado e chuva a qualquer momento. No sábado (9), a mínima é de 25ºC e a máxima de 32ºC. Já no domingo (10), a mínima é de 25°C e a máxima é de 32ºC.


Leia mais: Durante as fortes chuvas é preciso ter cuidado com a energia elétrica

Veja alguns cuidados que se deve tomar ao pegar estrada com chuva

Pneus e limpadores de para-brisa em bom estado

O veículo só deverá trafegar com pneus em bom estado, pois os sulcos e os "biscoitos" do mesmo é que fazem a retirada da água do asfalto e lançam para as laterais. Em bom estado, determinados pneus conseguem retirar do leito de rolamento até 3L de água por segundo. Sem essa borracha o veículo pode aquaplanar e se envolver em acidente. Os limpadores do para-brisa devem estar em perfeito funcionamento, sem atrapalhar a visão do condutor.

Faróis acesos

Sob chuva é imprescindível manter os faróis acessos. Trafegar com eles acionados, em qualquer circunstância, é uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) (mas ainda não é lei).

Reduzir a velocidade

A velocidade segura para dirigir com pista molhada é de 60 km/h. E se a chuva ficar muito intensa então é melhor parar o veículo e esperar o tempo melhorar.

Manter distância regulamentar do outro veículo

Uma das maiores causas de acidentes é dirigir muito próximo de outro veículo, o que pode provocar colisão traseira ou saída de pista. Com a pista molhada o perigo aumenta, pois o veículo perde aderência.

Uso do alerta

Muitos condutores tem dúvida se o uso do alerta sob chuva é certo ou errado. Tudo que venha ajudar a evitar acidentes é certo. O que pode favorecer a ocorrência de acidentes é errado, por isso que não é recomendado o uso do alerta sob chuva, pois os outros condutores não saberão a manobra que o veículo à frente vai tomar. O alerta é um dispositivo para ser usado quando o veículo está parado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.