Após duplo homicídio

Protesto pede fim de operações de corte de energia durante a noite e madrugada

Trabalhadores da Consórcio Norte se reúnem nesta sexta-feira por melhores condições de trabalho.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Trabalhadores da Consórcio Norte fazem manifestação nesta sexta (18).
Trabalhadores da Consórcio Norte fazem manifestação nesta sexta (18). (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Trabalhadores da Consórcio Norte, que presta serviço para a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), realizam um protesto na sede da empresa, no bairro Santo Antônio, na manhã desta sexta-feira (18).

A manifestação ocorre após o duplo homicídio registrado no Sítio Natureza, onde dois funcionários foram assassinados durante o exercício da profissão.

Dentre os itens da pauta de reivindicações, a categoria pede o fim da operação que coloca trabalhadores para realizar corte de energia elétrica durante a noite ou busca por fraudes de energia durante a madrugada. Segundo a categoria, estas situações põem em risco a vida dos trabalhadores. Eles também pedem reajuste do piso salarial e o vale-refeição.

Ouça a entrevista com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário (Sindconstrucivil-MA), Irineu Mendes:

Por meio de nota, o Consórcio Norte Engenharia afirmou que a jornada de trabalho das equipes obedece as regras da legislação trabalhista.

Veja a nota na íntegra:

Sobre o movimento realizado pelo SINDCONSTRUCIVIL na manhã da sexta-feira, 18, o Consórcio Norte Engenharia, empresa prestadora de serviços para a Cemar, esclarece que o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, será discutido com o referido sindicato a partir do recebimento da pauta, considerando a data base da categoria.

Vale destacar que a o Consórcio Norte Engenharia emprega no Maranhão cumpre rigorosamente com os contratos de trabalho e com o pagamento do piso da categoria, inclusive praticando valores acima da média no estado, além de manter benefícios como: vale alimentação, plano de saúde, vale transporte, além de remuneração variável, considerando as campanhas de incentivo à produtividade.

Diferente do declarado, não existe estabelecimento metas para realização de cortes e/ou fiscalização.

Ações específicas, como o projeto Sol Nascente (fiscalização em unidades consumidoras, com deficiência técnica, sem abordagem da equipe) e a atividade de Recorte (ação de desligamento de unidades consumidoras autoreligadas, ou seja, à revelida, sem o devido pagamento do débito), são realizadas conforme as regras definidas pela Aneel e, por equipes especializadas e em horários diferenciados. Vale destacar que a jornada de trabalho dessas equipes obedece as regras da legislação trabalhista. Os projetos e ações específicas, sempre que necessário, também são reavaliadas.

Convém informar que o registro da jornada de trabalho dos colaboradores é realizada por meio de dispositivo eletrônico.

Por fim, em relação ao duplo homicídio dos nossos dois colaboradores João Victor e Francivaldo, a Empresa Consórcio Norte Engenharia reafirma que acredita no aparato das forças de segurança pública do Maranhão e continua acompanhando e colaborando com o trabalho de investigação da polícia que deverá identificar o(s) autor(es) e a(s) causa(s) dos homicídios.

Consórcio Norte Engenharia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.