Aos 106 anos

Idosa comanda grande família com "pentanetos"

Mãe e avó e cinco gerações de netos conta o segredo da vitalidade.
Neto Cordeiro/NaMira14/05/2017 às 07h00

SÃO LUÍS – Você conhece alguma vovó que conseguiu conhecer dois "pentanetos"? Calma, vamos explicar. Dona Maria completou, recentemente, 106 anos, e ela comemora a alegria de conhecer a quinta geração de netos.

Ainda está meio confuso? Vamos voltar a um século atrás e seis anos. No povoado Juçaral, na cidade de Barreirinhas, nascia Maria Nascimento Diniz. Lá, viveu até a fase adulta com os pais e os 15 irmãos. Depois de casada, veio para São Luís, com o marido e os quatro filhos.

Aqui, adotou mais uma criança e trabalhava lavando roupas. Ela nem imaginava a longa vida que tinha pela frente, nem a grande família que se formaria.

Os cinco filhos deram a ela 22 netos que, por sua vez, presentearam dona Maria ou Mariquinha, como é mais conhecida, com mais de 40 bisnetos. Em uma conversa na casa da vovó centenária, no Residencial Rio Anil, na capital maranhense, ela e parte da família perderam as contas da quantidade de trinetos, tataranetos. Mas, o certo é que a matriarca dessa grande família já tem até "pentanetos". Não encontramos registros dessa palavra, mas pela lógica, seriam os filhos dos tataranetos ou tetranetos.

Segredo da longevidade

Questionada sobre a receita para passar dos 100 anos com lucidez, vitalidade e bom humor, dona Mariquinha comenta que sempre preferiu alimentos frescos e adora peixes, frutas e verduras. “Fui criada na Barreirinhas com tudo fresquinho”, lembra-se. Por isso, todos os dias, alguém vai á feira atrás de um produto daquele mesmo dia. E ela sabe quando o alimento não é fresco, viu?

Apareceu muita gente. Neto, bisneto que eu nem conhecia.Dona Mariquinha, 106 anos, sobre sua festa de aniversário
Seu único problema de saúde é o cansaço, como relatam os parentes que moram com ela – dez pessoas, no total. A casa está sempre cheia de gente que cuida e compartilha amor com dona Maria. Na festa do aniversário dela, comemorado no último dia 6, a rua ficou tomada por essa grande família. “Apareceu muita gente. Neto, bisneto que eu nem conhecia”, afirmou a "pentavó".

Galeria de fotos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.