Aos 106 anos

Idosa comanda grande família com "pentanetos"

Mãe e avó e cinco gerações de netos conta o segredo da vitalidade.

Neto Cordeiro/NaMira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24

SÃO LUÍS – Você conhece alguma vovó que conseguiu conhecer dois "pentanetos"? Calma, vamos explicar. Dona Maria completou, recentemente, 106 anos, e ela comemora a alegria de conhecer a quinta geração de netos.

Ainda está meio confuso? Vamos voltar a um século atrás e seis anos. No povoado Juçaral, na cidade de Barreirinhas, nascia Maria Nascimento Diniz. Lá, viveu até a fase adulta com os pais e os 15 irmãos. Depois de casada, veio para São Luís, com o marido e os quatro filhos.

Aqui, adotou mais uma criança e trabalhava lavando roupas. Ela nem imaginava a longa vida que tinha pela frente, nem a grande família que se formaria.

Os cinco filhos deram a ela 22 netos que, por sua vez, presentearam dona Maria ou Mariquinha, como é mais conhecida, com mais de 40 bisnetos. Em uma conversa na casa da vovó centenária, no Residencial Rio Anil, na capital maranhense, ela e parte da família perderam as contas da quantidade de trinetos, tataranetos. Mas, o certo é que a matriarca dessa grande família já tem até "pentanetos". Não encontramos registros dessa palavra, mas pela lógica, seriam os filhos dos tataranetos ou tetranetos.

Dona Mariquinha possui cinco gerações de netos. Foto: Neto Cordeiro/NaMira.
Dona Mariquinha possui cinco gerações de netos. Foto: Neto Cordeiro/NaMira.

Segredo da longevidade

Questionada sobre a receita para passar dos 100 anos com lucidez, vitalidade e bom humor, dona Mariquinha comenta que sempre preferiu alimentos frescos e adora peixes, frutas e verduras. “Fui criada na Barreirinhas com tudo fresquinho”, lembra-se. Por isso, todos os dias, alguém vai á feira atrás de um produto daquele mesmo dia. E ela sabe quando o alimento não é fresco, viu?

Apareceu muita gente. Neto, bisneto que eu nem conhecia.
Dona Mariquinha, 106 anos, sobre sua festa de aniversário
Seu único problema de saúde é o cansaço, como relatam os parentes que moram com ela – dez pessoas, no total. A casa está sempre cheia de gente que cuida e compartilha amor com dona Maria. Na festa do aniversário dela, comemorado no último dia 6, a rua ficou tomada por essa grande família. “Apareceu muita gente. Neto, bisneto que eu nem conhecia”, afirmou a "pentavó".

Idosa comanda grande família com "pentanetos"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.