Acidentes de trânsito

Maranhão: 2.459 postes quebrados em 2014

Só em 2015, 121 postes foram quebrados no Estado, sendo 19 na Grande São Luís.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS – Os acidentes de trânsito já se tornaram comuns nas regiões metropolitanas. Todos os dias, vários motoristas se envolvem em colisões, algumas não tão graves e outras trágicas. Além das batidas entre veículos e os atropelamentos, as colisões com postes de energia elétrica têm se tornado algo preocupante.

 Foto: Divulgação/WhatsApp
Foto: Divulgação/WhatsApp

Segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), o número de postes derrubados por causa de acidentes de trânsito no Maranhão, tem aumentado a cada ano. Em 2013, foram registrados 1.973 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de cinco postes por dia. De janeiro até dezembro de 2014, foram registrados 2.459 em todo o Estado, uma média de 6,7 postes por dia.

Leia também:

Motorista dorme ao volante e derruba poste em São Luís

Caminhão derruba poste na Vila Itamar, na BR-135

Carro colide com poste em rua do bairro do Anil, em São Luís

E, só nos 19 primeiros dias deste ano, 121 postes foram quebrados no Maranhão, sendo que desses, 19 foram na Região Metropolitana de São Luís.

 Arte: Neto Cordeiro/Imirante.com
Arte: Neto Cordeiro/Imirante.com

Causas

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica.

Riscos à população

Quando os postes são derrubados em acidentes de trânsito, os ocupantes dos veículos podem sair feridos e até morrer. Além disso, os moradores próximos ao acidente, também, podem ser atingidos.

 Foto: Biaman Prado/O Estado
Foto: Biaman Prado/O Estado

Outro problema, segundo a Cemar, é que o acidente interrompe, também, o fornecimento de energia elétrica para os consumidores das áreas atingidas.

Cuidados

De acordo com a Cemar, a Companhia tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades, sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

A companhia alerta que os condutores de veículos devem redobrar a atenção, principalmente no período chuvoso. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

Em casos de acidentes, as pessoas devem ficar longe de fios e cabos partidos ou caídos e não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a população deve ligar para o número 116 (o serviço funciona 24h) e informar o local com o ponto de referência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.