Avenida Via Expressa é batizada com nome do carnavalesco Joãosinho Trinta
A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), contempla 6,7 km do total de 9 km da avenida.SÃO LUÍS - A 2ª etapa da Avenida Joãosinho Trinta (Via Expressa), ligando o Cohafuma ao Maranhão Novo, será entregue pelo governo do Estado neste domingo (7), às 17h, pela governadora Roseana Sarney. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), contempla 6,7 km do total de 9 km da avenida.
A avenida vai contribuir para desafogar o trânsito e interligar o Jaracaty, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo. A 2ª etapa da Via Expressa contemplou a construção de cinco pontes e dois viadutos. Ao todo, os investimentos nas duas etapas da obra (9 km) foram da ordem de R$ 125 milhões.
A Joãosinho Trinta vai beneficiar milhares de habitantes dos bairros Maranhão Novo, Vila Cristalina (Ipase), Recanto dos Vinhais, Vinhais Velho, Cohafuma, Sítio Santa Eulália e Jaracaty, além dos bairros adjacentes.
Memorial e livro
Também no domingo, a governadora Roseana Sarney inaugura o Memorial do Vinhais Velho, instalado ao lado da Igreja de São João Batista do Vinhais. O local abriga alguns dos vestígios arqueológicos encontrados nas proximidades da igreja, durante a etapa de terraplenagem da obra.
As descobertas no local deram origem ao livro “Vinhais Velho: arqueologia, história e memória”, que será entregue pelo secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, para a governadora Roseana Sarney. “Vinhais Velho: arqueologia, história e memória” também é o nome da exposição que ficará aberta ao público.
Tanto o livro como o memorial fazem parte do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico para Implantação da Via Expressa de ligação das Avenidas Carlos Cunha e Daniel de La Touche, realizado pelo Governo do Estado.
Mais notícias