Internacional

Laboratório da UFMA representará o Brasil em conferência no Canadá

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

SÃO LUÍS - A International Conference on Social Media and Society 2014, conferência realizada pelo Laboratório de Mídia Social da Dalhousie University que reúne, anualmente, os principais pesquisadores em mídia do mundo, contará com a participação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) foi o único representante brasileiro selecionado para apresentar-se durante o evento. Em seu quinto ano, o evento será realizado em Toronto, no Canadá, nos dias 27 e 28 de setembro.

O trabalho tem como título Talking to an API – A study of news values on the Twitter platform (Dialogando com uma API – Um estudo dos valores-notícia na plataforma do Twitter, em tradução livre). Trata-se de um estudo sobre os critérios que tornam um fato noticiável na rede social Twitter. O professor Márcio Carneiro, também coordenador do LABCOM, explicou que “a pesquisa foi feita através de uma ferramenta de coleta de dados automatizada, desenvolvida em linguagem Python, chamada Social Tracker, que inclusive já foi registrada junto ao INPI”.

A participação está sendo parcialmente financiada com recursos da Fapema, através do Edital APEC - Apoio à Participação em Eventos Científicos. O Labcom, vinculado ao Departamento de Comunicação Social, desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de Comunicação e Tecnologia, e também estará presente também na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, expondo os projetos mais recentes, desenvolvidos em conjunto com a equipe multidisciplinar de bolsistas que hoje compõe o quadro do laboratório. Para saber mais informações, basta acessar o site www.labcomufma.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.